A empresa Construtora Rial venceu licitação da prefeitura da Capital para executar obras de reordenamento viário no entorno da rotatória das avenidas Três Barras, José Nogueira Vieira e ruas Final e Marquês de Lavradio. O aviso de resultado foi publicado na edição desta terça-feira (29) do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).

Pelo serviço, a empreiteira da Capital vai receber R$ 2,3 milhões. A Rial foi a única que participou da licitação. 

O projeto, além de readequação da rotatória, inclui a pavimentação de um trecho de 200 metros da Rua Manoel da Nóbrega (paralela à Três Barras) e de 70 metros da Miguel Sutil (transversal à Três Barras). 

Está programada a retirada da rotatória, instalação de dois conjuntos semafóricos, com 20 porta-focos e a adoção da mão-única em uma quadra das ruas Domingos Jorge Velho e Miguel Sutil.

Expectativa de melhorar trânsito na Três Barras

Sem a rotatória e com a construção de canteiros onde serão instalados os semáforos, acaba o estreitamento da Avenida Três Barras nesse trecho, que passa a ter duas pistas de rolamento. 

Atualmente, como a preferência é para quem está fazendo a rotatória, se formam filas dos veículos que vão em direção à região do Bairro Rita Vieira ou daqueles que vão para a região do Bairro Tiradentes, pela Avenida José Nogueira Vieira.

A expectativa da prefeitura é que, com a mudança, o tráfego tenha maior fluidez e seja reduzido o tempo do deslocamento. O condutor que vem do bairro conseguirá seguir em frente pela Três Barras ou entrar na José Nogueira Vieira, com o tráfego regulado por semáforo. 

Hoje, para fazer o trajeto em direção ao Centro, o motorista precisa entrar na José Nogueira, passar pela Rua Final, entrar na Marquês de Lavradio, para então voltar à Três Barras, depois da rotatória.

Outra alteração prevista é para quem vem do bairro Vilas Boas pela Rua Domingos Jorge Velho, que passará a ser mão única (descendo) na última quadra. O condutor não conseguirá entrar na Avenida Três Barras. Terá de entrar à direita na Manoel da Nóbrega e depois à esquerda na Miguel Sutil, que também será mão única, em direção à Três Barras, onde também haverá semáforo.

Já está em andamento a concorrência pública para compra da sinalização prevista no projeto de reordenamento. No próximo dia 11 de janeiro termina o prazo para apresentação de propostas das empresas.

Na sequência do reordenamento do trânsito na rotatória está programada a continuidade do recapeamento da Avenida Três Barras, desde a Rua Conselheiro Furtado (onde foi interrompida) até a rotatória com a Avenida Gabriel Del Pino. 

Já foi concluído o novo acesso ao bairro Tiradentes com o prolongamento da Rua Fernão Dias até a Rua Cayová, que durante as obras na rotatória vai desafogar o tráfego em direção ao entorno da Lagoa Itatiaia.