TRE-MS cria ‘Balcão Virtual’ para atendimento por videoconferência durante o expediente
Medida segue orientação do CNJ durante a pandemia de coronavírus e prevê de meios de conexão à vestimenta dos atendentes.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) criou um “balcão virtual” para prestar atendimento ao público externo, durante o horário de expediente, por meio de videoconferência. O sistema, que deve funcionar a partir do WhatsApp, é previsto em resolução assinada pelo presidente do tribunal, o desembargador Paschoal Carmello Leandro.
A resolução 725, de 15 de março de 2021, segue previsões do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para instituição da plataforma “Balcão Virtual” durante o expediente. Além disso, considera as medidas para enfrentamento da pandemia de coronavírus e a manutenção, por tempo indeterminado, do regime de teletrabalho no TRE-MS.
A intenção é viabilizar um canal de atendimento aos advogados e outros integrantes do sistema judiciário em relação aos processos em andamento na Justiça Eleitoral.
Conforme a portaria, o Balcão Virtual atenderá apenas matérias do público externo –advogados, partes, membros do Ministério Público, Defensoria Pública e autoridades policiais que atuam nos processos nos cartórios eleitorais e na Secretaria do Tribunal.
O sistema terá como objetivo o atendimento a demandas, não sendo possível o utilizar para protocolar petições –o que deve ser feito pelo PJe (Sistema de Processo Judicial Eletrônico) ou outros canais, em caso de processos físicos. O Balcão Virtual também não se aplicará aos gabinetes de juízes-membros do TRE-MS.
Sem agendamento prévio para o Balcão Virtual
O atendimento no Balcão Virtual não dependerá de agendamento prévio e será similar ao serviço prestado no balcão de atendimento dos cartórios. Processos sob sigilo ou segredo de Justiça exigirão dos advogados e partes a apresentação de documento com foto. O público externo deve observar as condições técnicas para a transmissão audiovisual do atendimento.
Em comarcas do interior nas quais houver deficiência tecnológica que inviabilize o atendimento por videoconferência, poderá ser adotada a “comunicação assíncrona”, como o chat do WhatsApp, e-mail, telefone ou aplicação semelhante com resposta em prazo não superior a 2 dias.
A resolução também estabelece questões visuais a serem atendidas pelo Balcão Virtual: o servidor deverá usar “vestimenta adequada ao atendimento forense” e o ambiente ao fundo do funcionário deverá ser neutro “e compatível com a apresentação da respectiva unidade judiciária, na hipótese de atendimento em trabalho remoto ou teletrabalho”.
A rotina de atendimento também exigirá identificação do servidor e da unidade judiciária à qual está vinculado, “devendo sempre encerrar o atendimento com as saudações de estilo”.
Notícias mais lidas agora
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
- Mulher morre após ser atingida por raio dentro de casa durante temporal em MS
Últimas Notícias
Setor industrial abre 1,6 mil vagas em cursos gratuitos de educação profissional em MS
Em todo o Brasil, o Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos profissionalizantes
Confira quais comissões ‘brilham os olhos’ de vereadores reeleitos para a próxima legislatura
Confira a matéria especial preparada pela equipe de reportagem do Jornal Midiamax sobre o tema
VÍDEO: Mulher é atingida por bala perdida durante tiroteio no Centro de Cassilândia
Homem envolvido no tiroteio também ficou ferido
Precisa fazer compras de Natal? Centro de Campo Grande funciona até às 22h neste fim de semana
Se você ainda não comprou os presentes de Natal, o centro segue com horário estendido até o dia 23 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.