Pular para o conteúdo
Política

Landmark cobra ar-condicionado em ônibus que substituirão frota: ‘não pode ser só promessa’

Município determinou que Consórcio retire 98 ônibus velhos das ruas em um mês
Mariane Chianezi, Fábio Oruê -
landmark
Vereador Landmark (PT) | (Reprodução, Tero Queiroz)

Durante sessão na Câmara Municipal, o vereador Landmark (PT) disse que vai requerer ao que os quase 100 veículos que serão substituídos venham equipados com ar-condicionado. A reivindicação ocorre após a (Agência Municipal de Regulação) notificar o consórcio sobre a necessidade de substituir 98 veículos que não atendem mais às condições mínimas de uso. Município mandou Consórcio tirar 98 ônibus velhos das ruas em um mês.

“Esses 98 ônibus serão substituídos, já foram notificados pela Agereg. Só esperamos que os novos já venham climatizados, com ar-condicionado. chega a registrar temperaturas de até 42 graus. Isso impacta diretamente na qualidade do serviço prestado”, destacou Landmark.

O parlamentar lembrou que desde o início de seu mandato vem defendendo a climatização da frota e que há um projeto de sua autoria em tramitação na Casa exigindo que as próximas concessões do transporte público incluam obrigatoriamente veículos com ar-condicionado.

“O ar no ‘buzão’ não pode ser só narrativa de políticos ou de campanhas políticas prometendo o ar condicionado no ônibus. Que nós tenhamos na prática”, reforçou.

O requerimento do parlamentar vem em meio a CPI (Comissão Parlamentar de Investigação) que apura a qualidade do transporte público na capital, que enfrenta críticas quanto à idade da frota, superlotação e falta de infraestrutura.

98 ônibus deverão ser retirados das ruas

Em meio à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), que apura justamente o sucateamento da frota de ônibus de Campo Grande, o Consórcio Guaicurus deverá tirar 98 veículos velhos das ruas. A determinação é da Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos).

Conforme publicado no Diário do município desta quarta-feira (21), os empresários do ônibus têm prazo de 30 dias para trocar os veículos velhos por outros que estejam dentro da idade estipulada em contrato.

Assim, decisão assinada pelo diretor-presidente da agência, José Mário Antunes da Silva, diz: “DETERMINO a retirada de circulação dos 98 (noventa e oito) veículos identificados no Ofício n. 2.397/DIRETRAM/AGETRAN, de 11 de dezembro de 2024 (fls. 07-21), por estarem em desconformidade com os limites de idade útil previstos contratualmente”.

Por fim, determinou abertura de processo administrativo para aplicação de multa, que é de 5% sobre o valor da receita diária, conforme o contrato de concessão.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atlético de Madrid vence Seattle Sounders e vai decidir vaga no Mundial com o Botafogo

Motorista morto e passageira que ficou em estado grave na BR-463 são de Fortaleza

Celebração de Corpus Christi homenageia padre indiano que evangelizou por 36 anos em Campo Grande

VÍDEO: Conheça o porco que produz carne vermelha similar à de boi

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança

VÍDEO: ‘Fim do pesadelo’, diz secretário de MS em viagem de volta ao Brasil

35 mil fiéis celebram Corpus Christi com fé e emoção em Campo Grande

Dom Dimas destaca Eucaristia como pão da vida e da esperança em homilia marcante no Corpus Christi

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Justificou apontando ‘volume’ de colegas

Ministra anunciou aposentadoria do 'casca de bala'

Charge

Vale ouro!

Esportes

Botafogo se entrega, vence o PSG no Mundial e coloca futebol sul-americano acima do europeu

Um time sul-americano não vencia uma equipe europeia em competições oficiais desde 2012

Cotidiano

Durante Corpus Christi, padre destaca criação da Pastoral das Favelas em Campo Grande

Pastoral de Favelas surgiu durante processo de redemocratização do Brasil