Associação consegue barrar na justiça contratação de médicos legistas temporários em MS
Liminar concedida suspende realização de contratações que ocorreriam ontem e hoje
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Associação Brasileira de Criminalística e o Sinpof-MS (Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses) conseguiram barrar judicialmente a realização de processo seletivo simplificado referente ao edital nº 1/2020 – SAD/SEJUSP/CGP-ML, aberto com o objetivo de contratar, em MS, peritos médicos legistas em caráter temporário.
O pedido liminarmente acatado é decorrente de ação civil pública ajuizada pelas entidades classistas contra a SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização) e a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), com pedido de nulidade e cassação do edital.
A suspensão das contratações constam em decisão liminar proferida pelo juiz Ariovaldo Nantes Corrêa, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais e Homogêneos, da última quinta-feira (20), na qual o magistrado considerou julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal).
Para a Corte superior, médicos legistas são admitidos como serviço público essencial e, portanto, atividade-fim, o que exclui a temporariedade do serviço conforme pretendia justificar o Estado. Além disso, o juiz também visualizou que as contratações seriam inconstitucionais, tendo como base os itens II e IX da Carta Magna.
Na prática, o processo seletivo que deveria ocorrer entre ontem e hoje fica temporariamente suspenso, até o julgamento do mérito.
Peritos criminais
No último dia 10 de maio, a Associação Brasileira de Criminalística, juntamente com a APCF (Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais), já havia vencido definitivamente ação contra o Governo de MS na qual mandato de segurança garantiu barrar a contratação irregular de peritos criminais, também por meio de processo seletivo simplificado.
A decisão, que é de dezembro, foi decorrente de acórdão do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), que anulou definitivamente o edital do processo seletivo. Todavia, como o Governo do Estado não recorreu, visto que um concurso de provas e títulos já estaria em vias de ser lançado, a ação passou com trânsito em julgado.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Mariana Rios expõe diagnóstico de doença rara: “Zumbido sem fim”
No The Noite, Mariana Rios revelou que foi diagnosticada com uma doença raríssima que a deixou com sequelas; entenda a situação
Em semana da segurança, Câmara aprova novo tipo de prisão em flagrante
Texto segue para análise do Senado
Vereadores aprovam reforma administrativa de Adriane Lopes que vai ‘enxugar’ contas da Prefeitura em 30%
A proposta foi reformulada para a criação de três secretarias executivas
‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Bar foi alvo de denúncia há 4 meses e dono foi intimado para ir à delegacia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.