Em disputa na Justiça contra o Estado, professor de MS consegue reverter demissão
Um professor da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul conseguiu liminar na Justiça em uma ação que moveu contra a Controladoria Geral do Estado por ter sido demitido, em junho deste ano, após denunciar irregularidades supostamente cometidas por uma diretora de escola estadual de Aquidauana. Agora, o Governo do Estado precisa readmiti-lo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um professor da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul conseguiu liminar na Justiça em uma ação que moveu contra a Controladoria Geral do Estado por ter sido demitido, em junho deste ano, após denunciar irregularidades supostamente cometidas por uma diretora de escola estadual de Aquidauana. Agora, o Governo do Estado precisa readmiti-lo ao quadro dos docentes.
Na ação ajuizada em julho deste ano na 3ª Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos, o professor afirma que foi alvo de PAD (Processo Administrativo Disciplinar) e que o resultado desse processo foi a determinação pela sua demissão do quadro de professores da rede estadual. O profissional acusa que houve autoritarismo do Estado na condução da apuração e que tudo não passou de represália.
De acordo com os argumentos da defesa do professor, no ano de 2016 ele fez uma representação junto ao MPE-MS (Ministério Público Estadual) contra atos da direção de uma escola estadual do Estado. Por fim, a sindicância aberta pela SED (Secretaria Estadual de Educação) foi arquivada sem nenhuma conclusão.
O professor também afirma que no ano seguinte, em 2017, a direção da escola teria o designado para atuar em outra unidade, e o caso teve que ser levado à Justiça porque o educador queria permanecer naquela escola. Em 2018, foi a vez da direção da escola ingressar com uma denúncia contra o professor, que acabou resultando na abertura de um PAD. Nos autos não há os motivos pelos quais o procedimento foi aberto contra o professor.
Por fim, a conclusão do processo administrativo foi que o professor cometeu desídia, situação que para o servidor público pode gerar exoneração. E foi o que aconteceu com o educador, que em junho deste ano foi demitido.
Na Justiça, inicialmente, o professor pediu que a demissão fosse revertida, mas não teve decisão favorável na primeira instância. Ao recorrer ao TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o educador conseguiu liminar que determinou a suspensão da demissão e determinou que o professor seja readmitido até que todo o mérito da ação seja julgado.
A decisão assinada pelo desembargador Divoncir Schreiner Maran é do início deste mês, 2 de setembro, e ainda não foi cumprida pelo Governo do Estado. O MPE-MS (Ministério Público Estadual) se manifestou contrário a readmissão do professor porque considerou, na análise dos autos, que não há, por enquanto, como provar que houve ilegalidade no PAD que culminou na demissão do professor.
Apesar disso, a defesa do professor, inclusive, protocolou pedido de providências há uma semana para que a PGE cumprisse a determinação do TJMS. O juiz responsável pela ação, Ricardo Galbiati, já determinou a notificação da PGE, que tem até o próximo dia 21 de setembro para cumprir a decisão.
Notícias mais lidas agora
- Com mudanças no feriado, repartições municipais estarão fechadas a partir desta quinta-feira
- Governo do Estado altera Dia do Servidor Público e decreta ponto facultativo em 14 de novembro
- Duas mulheres e uma adolescente são resgatadas por PMs após ficarem ilhadas em correnteza em Campo Grande
- VÍDEO: Furacão Milton ganha ‘Big Brother’ com câmeras ao vivo na internet
Últimas Notícias
Campo-grandense que enganou Exército por 30 anos terá que devolver R$ 3,2 milhões
Se passou como filha de um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial
Bioparque Pantanal realiza evento global de observação de aves
O Bioparque Pantanal realiza o Big Day, evento global que reúne grupos em todo o mundo para a observação de aves, neste sábado (12). Trata-se da terceira vez que o local recebe os participantes no Parque das Nações Indígenas. Os observadores terão desafios como identificar aves em diferentes níveis de dificuldade, compartilhar uma foto da…
Missões internacionais dizem que eleições ocorreram de forma ordenada
Os representantes do Parlasul reconheceram que o pleito ocorreu de forma pacífica
1,1 mil celulares apreendidos em presídios de MS são entregues a alunos de escolas públicas
Dispositivos passam por rigorosa verificação
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.