Com indícios de corrupção, MPMS quer suspender contratos de vistorias no Detran-MS
O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) pediu a suspensão de contratos das empresas Focar Vistoria Veicular Eireli e Contato Vistoria, que prestam serviço de vistoria veicular ao Detran-MS. A recomendação foi dada pelo promotor Humberto Lapa Ferri, da 31ª Promotoria de Justiça de Campo Grande em base na Operação Vistoria. Suspeitas de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) pediu a suspensão de contratos das empresas Focar Vistoria Veicular Eireli e Contato Vistoria, que prestam serviço de vistoria veicular ao Detran-MS. A recomendação foi dada pelo promotor Humberto Lapa Ferri, da 31ª Promotoria de Justiça de Campo Grande em base na Operação Vistoria. Suspeitas de lavagem de dinheiro e uso de laranjas vieram a público com reportagens do Midiamax.
“Foram angariados elementos de convicção incontestáveis de esquema criminoso visando ludibriar o poder público, mediante a utilização de terceiros no quadro societário de Empresas Credenciadas de Vistoria (ECVs), quando, de fato, os reais proprietários são pessoas impedidas de exercer referida atividade empresarial, em típico esquema de utilização de “laranjas”, omitindo a realidade fática empresarial em documentos públicos e privados a fim de obter credenciamento junto ao órgão de trânsito Estadual – DETRAN/MS – bem como operacionalizar a lavagem de capitais”, consta no pedido.
Segundo o promotor, a empresa Focar Vistoria pertence, de fato, a Nelson Gonçalves Lemes, que já exerceu cargo de Diretor da Diretoria de Registro e Controle de Veículos do Detran/MS.
Ainda de acordo com a denúncia, a empresa Contato Vistoria Automotiva é de propriedade, de fato, do garagista Geraldo de Souza, porém, por estar impedido pela norma do órgão de trânsito de figurar no pólo societário da empresa de vistoria, colocou “laranjas” no quadro societário da referida empresa.
O Ministério Público pede a imediata suspensão cautelar, pelo prazo de até 90 dias, das duas empresas da atividade de vistoria de identificação veicular e solicita imediata instauração de processo administrativo e demais medidas pertinentes para a cassação da habilitação das empresas.
Operação Vistoria
Foram apreendidos documentos, papéis, agendas, registros contábeis, anotações, comprovantes de movimentações bancárias, computadores, além de celulares.
A operação é oriunda de Procedimento Investigatório Criminal que tramita perante a 31ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Capital e apura a ocorrência dos crimes de lavagem de capitais, falsidade ideológica e delitos correlatos em um suposto esquema criminoso que utiliza terceiros como “laranjas” no quadro societário de Empresas Credenciadas de Vistoria (ECVs), com a finalidade de obter o credenciamento fraudulento destas empresas junto ao órgão de trânsito estadual – Detran/MS.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.