Prefeitura volta atrás na exigência do exame de HIV em concursos públicos

Lista de testes foi modificada após sete dias da publicação

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Lista de testes foi modificada após sete dias da publicação

A prefeitura de Campo Grande voltou atrás na exigência do exame de HIV em concursos públicos para cargos no Executivo, conforme havia publicado no Diário Oficial do último dia 14. A republicação da avaliação para aptidão dos candidatos saiu no Diogrande desta quinta-feira (21). Os outros testes, incluindo os que verificam uso de drogas ilícitas como cocaína e maconha permanecem na lista.

A justificativa da mudança não consta na publicação, porém logo após divulgação da exigência dos exames o assunto rendeu polemica. Agora os testes aplicados aos candidatos serão para todos os cargos: Esquema vacinal completo (antitetânica, febre amarela, hepatite B e tríplice viral); Exame toxicológico para dosagem de canabinóides e de benzoilecgonina, pela urina; Hemograma completo; Glicemia; Creatinina; PPD; Ultrassom de punho bilateral com laudo; Ultrassom de cotovelo bilateral com laudo; Ultrassom de ombro bilateral, com laudo; RX de pulmão.

Para cargos dos grupos 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8: RX de coluna cervical com laudo; RX lombo sacra, com laudo. (Veja lista de grupos aqui). Para Cargos dos grupos 3: VDRL. Para vagas de motorista, motorista de veículos pesados e operador de máquinas: Videolaringoscopia com laudo descritivo e Audiometria com laudo.

Para os grupos 6, 7 e 8: RX de joelho bilateral, com laudo. Somente às funções do grupo 8: RX de ombro, bilateral AP e Perfil, com laudo. No dia da primeira publicação o presidente do Sisem (Sindicato dos Funcionários e Servidores Municipais de Campo Grande), Marcos Tabosa, opinou como válida e ter total apoio do sindicato pode ficar ainda mais dura se depender dele .

“O sindicato é a favor disso e a gente vai até dar uma olhadinha para apertar mais um pouco”, disse. Ele explicou também que a medida é necessária para evitar problemas antigos na repartições públicas; o grande número de atestados.

Conteúdos relacionados

lobista
tjms
mpms