STF libera visita de esposa para lobista suspeito de intermediar venda de sentenças em MS
Lobista foi preso em operação após investigação sobre venda de decisões judiciais
Dândara Genelhú –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Cristiano Zanin, autorizou que o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves receba visita da esposa. O lobista preso é suspeito intermediar venda de sentenças em Mato Grosso do Sul.
Contudo, rejeitou o pedido de revogação da prisão preventiva do empresário investigado. A defesa de Andreson também tentou a transferência do Presídio Central do Estado do Mato Grosso para outra prisão, que foi negado por Zanin.
Ao Supremo, a defesa alegou que o lobista estaria em condições prejudiciais à sua integridade física e psicológica.
Presidente do TJMS teve decisão favorável
O desembargador Sérgio Fernandes Martins, presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) afastado desde a operação Ultima Ratio, em 24 de outubro, voltou a cumprir expediente normal nesta terça-feira (10).
O retorno do desembargador acontece após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), assinada pelo ministro Cristiano Zanin, que deferiu o pedido da defesa e retirou as medidas cautelares impostas após a operação contra venda de sentenças no Estado.
Assim, o desembargador investigado não precisa seguir com o uso de tornozeleira eletrônica e proibição de contato com funcionários da corte. A decisão sigilosa foi publicada pela Folha de São Paulo nesta segunda-feira (9).
Além disso, nota divulgada pelo TJMS na manhã desta terça também informa que o desembargador retornou sem a tornozeleira eletrônica.
Afastamento
O desembargador foi afastado do cargo em 24 de outubro, por decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Decisão do ministro Francisco Falcão determinou o prazo de 180 dias de afastamento para Sergio e outros quatro desembargadores.
Atual presidente do TJMS, Sérgio Fernandes Martins, ingressou na magistratura como desembargador em 2007, na vaga do Quinto Constitucional para advogados, indicado pela OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil).
Operação
A PF deflagrou a Operação ‘Ultima Ratio’, no dia 24 de outubro, para cumprir 44 mandados de busca e apreensão. O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Francisco Falcão, expediu as ordens.
No total, o STJ afastou cinco desembargadores e um conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado) e determinou o uso de tornozeleira eletrônica.
Foram afastados dos cargos: o presidente do TJ, Sérgio Fernandes Martins, os desembargadores Vladmir Abreu, Sideni Pimentel (eleito para comandar o TJ a partir de 2025), Alexandre Aguiar Bastos e Marcos José de Brito Rodrigues. Além deles, o ministro também determinou afastamento do conselheiro Osmar Jeronymo.
A ação teve o apoio da Receita Federal e é um desdobramento da operação ‘Mineração de Ouro’, deflagrada em 2021, na qual foram apreendidos materiais com indícios da prática dos referidos crimes.
Notícias mais lidas agora
- Homem que matou empresária em SP é preso na linha internacional em Ponta Porã
- ‘Operação Snow’: Morador de condomínio de luxo resiste, mas é preso com armas e drogas em Campo Grande
- Após ser esfaqueado, homem cai e morre na calçada de residência na Nhanhá
- ‘Snow II’: Advogados e policiais integravam organização que monitorava cargas de drogas
Últimas Notícias
Pneu estoura e carreta que transportava escavadeira sai da pista na MS-040
Caminhoneiro de 32 anos ficou ferido
Mauricio faz dois e Palmeiras abre busca pelo tetra do Paulista com vitória sobre a Portuguesa
Foi bastante aceitável a estreia do tricampeão estadual
São Paulo e Cruzeiro empatam sem brilho em estreias de Gabigol, Dudu e Oscar nos EUA
As chances mais claras cresceram na medida em que o Cruzeiro aumentou os erros na saída de bola
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.