MP quer saber quais critérios utilizados na escolha

O MPE-MS (Ministério Público Estadual em Mato Grosso do Sul) vai apurar quais os critérios utilizados pelo (Ministério Público Estadual em Mato Grosso do Sul) na escolha das credenciadas da autarquia, que realizam a . É que a 29º Promotoria de Justiça de Patrimônio Público Social abriu um procedimento preparatório para avaliar a demanda.

De acordo com ofício, encaminhado à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o Detran tem dez dias para informar quais empresas foram credenciadas e quais os motivos que levaram à escolha delas. Há suspeitas sobre a ligação de empresários do setor com a autarquia

A abertura do procedimento acontece após requerimento encaminhado ao Ministério Público pelo deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB). Em março, o parlamentar disse estar levantando informações detalhadas sobre as vistoriadoras, segundo ele, credenciadas pelo governo passado, de André Puccinelli (PMDB). “A maioria tem como donos ex-diretores do Detran e diretores de associação”.

Ainda segundo o peemedebista, já há informações suficientes da ligação próxima de empresários do setor com o Detran, inclusive com alguns donos colocando as empresas em nomes de terceiros em tentativa de se ocultarem.

O MPE tem prazo de 90 dias para concluir o procedimento, podendo ser prorrogável por igual prazo, para decidir, por meio do levantamento das informações, se abre um inquérito civil e posteriormente, se for o caso, o ajuizamento de uma ação civil pública.

Vistoria questionada

Paralelo às dúvidas sobre as escolhas das vistoriadoras, houve também questionamentos com relação à vistoria veicular, tanto pelo preço cobrado, quanto pela legalidade da medida, instituída por uma portaria do Detran, de dezembro passado. Segundo a legislação, não caberia a um órgão estadual a regulamentação e sim o Contran (Conselho Nacional de Trânsito).