Após reforma, Imasul retoma regras de visitação da Gruta do Lago Azul

Gruta volta a receber 305 turistas por dia

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Gruta volta a receber 305 turistas por dia

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) divulgou, nesta quarta-feira (10), portaria que reautoriza visitação contemplativa na Gruta do Lago Azul, um dos principais atrativos turístico de Bonito, que estava com funcionamento limitado desde início de reformas. Com a publicação, o monumento volta a receber 305 turistas por dia.

Conforme a portaria Imasul nº 461, de 11 de dezembro de 2015, o número máximo de visitantes está limitado a 305 pessoas/dia, sendo que cada grupo de visitantes será formado por no máximo 15 pessoas mais o guia de turismo, devidamente cadastrado para a função.

Casa visita deve ocorrer com intervalo entre um grupo e outro de no mínimo 20 minutos. A portaria estabelece ainda, dentro da cavidade o número máximo de 4 grupos ou 60 pessoas, excluindo os guias de turismo, de uma só vez.

Para ter acesso à visitação, os turistas devem portar o documento denominado “voucher único” que será emitido pelo município de Bonito ou pelas agências de turismo e operadoras locais.

A autorização é válida por 12 meses e deve seguir as recomendações estabelecidas no plano de manejo espeleológico da Gruta do Lago Azul.

A plataforma onde os visitantes ficam para tirar as fotos, assim como parte da trilha e escadaria para chegar até o local, iniciou reforma em 25 de fevereiro. Conforme a prefeitura, o passeio foi interditado parcialmente, até conclusão das obras.

A Gruta do Lago Azul faz parte do complexo de cavernas da Serra da Bodoquena. Com rara beleza, conserva um conjunto patrimonial e científico de relevância multidisciplinar, devido a seus registros geológicos, geomorfológicos, paleontológicos e biológicos.