Aumenta a demanda por serviços da Ouvidoria Judiciária do TJMS

A Ouvidoria Judiciária do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) acaba de divulgar o relatório de atividades 2009/2010, e os números são reveladores: apontam um sensível aumento da procura dos serviços da Ouvidoria, por parte dos jurisdicionados. A Ouvidoria Judiciária, criada em 1999, tem sido coordenada pelo desembargador Sideni Soncini Pimentel desde […]

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A Ouvidoria Judiciária do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) acaba de divulgar o relatório de atividades 2009/2010, e os números são reveladores: apontam um sensível aumento da procura dos serviços da Ouvidoria, por parte dos jurisdicionados.

A Ouvidoria Judiciária, criada em 1999, tem sido coordenada pelo desembargador Sideni Soncini Pimentel desde fevereiro de 2009, quando esta completou 10 anos. Ele tem utilizado uma forma mais direta de comunicação com magistrados e servidores, tornando os resultados mais efetivos.

Para o desembargador, o cidadão tem demonstrado receptividade e aprovação pelo serviço prestado, consolidando-se a Ouvidoria como um canal importante para o exercício efetivo da cidadania, firmando-se cada vez mais como instrumento de inovação da gestão pública na prestação de um serviço público de qualidade.

Para que se tenha uma ideia do trabalho, em 2009, a Ouvidoria autuou 650 reclamações e destas 643 foram solucionadas – e isso significa resolução de 98,90% das reclamações, das quais a maior parte relacionava-se com a morosidade no andamento dos processos.

Neste período, foram respondidos 1.800 e-mails acerca dos serviços prestados pela justiça de MS, como o funcionamento dos cartórios, atuação dos servidores etc. Além disso, 202 ofícios foram encaminhados solicitando providências quanto a denúncias e sugestões formalizadas.

A equipe da Ouvidoria também prestou atendimentos por telefone e pessoalmente, no Fórum e na Secretaria do Tribunal, embora estes não tenham sido formalizados, pois se resumiram a orientações e eventuais audiências com o ouvidor.

Em 2010, o trabalho continuou: foram formalizadas 566 reclamações, e destas 506 foram solucionadas – o que representa 89,40% de sucesso. Importante ressaltar que a redução no número de reclamações é resultado do trabalho da equipe, que trabalhou nos cartórios e evitou a formalização dos pedidos.

Os ofícios em 2010 também foram reduzidos, porém neles foram anexadas cópias de sugestões, de fichas de avaliação de serviços retiradas da urna da Ouvidoria, cópia de e-mails com pedidos de providências – sempre visando melhorias no atendimento dos que buscam a justiça para solucionar seus problemas.

No ano passado foram respondidos 1.503 e-mails, com orientações prestadas ao usuário do sistema, dúvidas sanadas e encaminhamentos de outros órgãos, secretarias, varas e comarcas. Não se pode esquecer das milhares de ligações atendidas pelo 0800.

Para contactar a Ouvidoria Judiciária on-line, o link está na página inicial do site do Tribunal de Justiça (www.tjms.jus.br). O contato também pode ser pessoal na central que funciona no TJMS e no posto de atendimento no Fórum da Capital. Quem preferir e-mail, pode usar o endereço [email protected] E há ainda os telefones do Alô Justiça: 0800-647-6161 ou 3314-1314.

 

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