Pular para o conteúdo
Política

Suspeita de cabide de emprego no Proinc e esquema de ‘rachadinhas’ movimentaram política de MS

Agendas da ministra Cida Gonçalves e futuros encontros do governador Eduardo Riedel também foram notícia
Dândara Genelhú -
política
Foto: Divulgação/PMCG

Dois assuntos movimentaram a semana política de Mato Grosso do Sul: suspeita de cabide de emprego no Proinc (Programa de Inclusão Profissional) e possível esquema de ‘rachadinhas’. Parlamentares comentaram sobre os temas, que resultaram em ações judiciais.

Mais de 2,1 mil nomes de servidores do Proinc serão investigados. A lista é fruto de ação que aponta suspeita de ‘folha de pagamento secreta’ na gestão do ex-prefeito de , Marquinhos Trad (PSD).

Assim, alguns parlamentares afirmaram que a suspeita do esquema de nomeações pode ter bancado a campanha de Marquinhos e aliados. Os vereadores de Campo Grande já teriam entrado em acordo para aguardar até a próxima segunda-feira (3) o ofício de resposta sobre a suspeita de ‘folha secreta’ na Prefeitura de Campo Grande.

Herança e ‘rachadinha’

Da base da prefeita, o vereador Edu Miranda (Patriota) destacou que a situação da ‘folha secreta’ é uma ‘herança maldita’ de Trad. Logo, vale lembrar que a Prefeitura de Campo Grande ficou impossibilitada de receber recursos por irregularidades em sistema de informação. Contudo, ex-secretários de Maquinhos jogam a responsabilidade na gestão atual.

A Prefeitura de Campo Grande insiste que a falta de documentação que acabou deixando Campo Grande com ‘nome sujo’ no Cauc é de responsabilidade da gestão de Marquinhos, referente a 2021.

Então, a administração mantém o posicionamento mesmo após a ex-secretária de Educação rebater e mostrar, com documentos, que falta a prestação de contas de novembro e dezembro de 2022 ao (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Ainda nesta semana, o Jornal Midiamax mostrou que o deputado estadual Pedro Pedrossian Neto (PSD) destinou R$ 27 mil da verba de gabinete para a Via Marketing Comunicação em fevereiro.

Além do valor mensal alto, o repasse chamou atenção na (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) porque a agência era do chefe de gabinete de Pedro, Edimar Paes da Silva, até 11 de janeiro.

Assim, as suspeitas são de que o deputado, ex-secretário de Finanças de Marquinhos Trad (PSD) na Prefeitura de Campo Grande, estaria levando para a Assembleia Legislativa suposto esquema de ‘rachadinha’.

Ministra em Campo Grande

Durante audiência pública na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, convidou MS para marcha nacional de enfrentamento à misoginia. O Estado é o primeiro convidado para o evento.

Além disso, Cida revelou que uma nova Casa da Mulher Brasileira deve ser implementada em Mato Grosso do Sul. A ideia da pasta é construir 40 novas casas em todo o país.

Ainda em MS, a ministra assinou nesta sexta-feira (31) como testemunha, junto ao governador (PSDB), o protocolo de intenções entre o governo do Estado e a Defensoria Pública. Então, desenvolverá o programa de oficinas de formação denominada “A rede de enfrentamento à violência contra as mulheres: desafios e possibilidades no atendimento”.

Minha Casa, Minha Vida em MS

Eduardo Riedel (PSDB) deve se reunir com o ministro das Cidades, Jader Filho, para definir o Minha Casa, Minha Vida no Estado. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, adiantou a agenda.

“Na outra semana, sem ser nessa próxima, na outra, já estou agendando para ele [Eduardo Riedel] com o ministro das Cidades. Para que Mato Grosso do Sul seja o mais rápido possível contemplado com o Minha Casa, Minha Vida faixa 1”, afirmou.

Além disso, Simone disse que Jean Paul Prates deve visitar fábrica de fertilizantes em Mato Grosso do Sul. A ministra do Planejamento adiantou a agenda aos prefeitos do Estado em reunião nesta quarta-feira (29).

Bancada de MS

Coordenador da bancada federal de MS, o deputado federal Vander Loubet (PT) deve ser o único integrante da comissão que acompanhará Lula em viagem para a China. De acordo com o governador Eduardo Riedel (PSDB), Vander representará o Estado na visita, remarcada para abril.

Enquanto o deputado federal de MS Rodolfo Nogueira (PL) usou uma abóbora para ironizar ‘promessa de picanha’ durante uso da tribuna na Câmara dos Deputados, em Brasília, na segunda-feira (27).

Já a posse de Gleice Jane Barbosa (PT) como deputada estadual na Alems ocorrerá no dia 11 de abril. O presidente da Casa, Gerson Claro (PP), confirmou a data ao Jornal Midiamax.

Após receber alta hospitalar no último dia 18 de março, o deputado estadual Zeca do PT segue em recuperação em casa. Por fim, o retorno às atividades da Assembleia Legislativa será avaliado na próxima semana.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Funsat

Precisa de emprego? Funsat tem 1,8 mil vagas em Campo Grande

Filho recém-nascido de Yudi Tamashiro é internado por quadro delicado; entenda

deputado pollon

‘Presença da CCR é um escárnio’, diz Marcos Pollon sobre leilão da BR-163 em MS

VÍDEO: Polícia Federal sai às ruas contra fraude em contratos da educação em mais de R$ 20 milhões em MS

Notícias mais lidas agora

trechos urbanos br 163 campo grande ms

Concessão bilionária terá que resolver trechos urbanos, considerados os mais perigosos da BR-163

Prefeita Adriane Lopes

Com voto do relator pela absolvição, julgamento da chapa de Adriane fica para semana que vem

Superlotada, Santa Casa restringe atendimento na pediatria 

tempo

Com temperaturas amenas pela manhã, MS terá calor de 33°C nesta quarta-feira

Últimas Notícias

Esportes

Onde assistir: quarta tem seis jogos da Copa do Brasil e final europeia na TV aberta

Flamengo, Corinthians e Atlétio-MG definem classificação em casa; clássico inglês decide final da Europa League

Política

‘Nova modelagem é retrocesso’, diz Hashioka sobre leilão da BR-163 com participação da CCR MSVia

A crítica se soma ao fato de que a CCR será a única participante do leilão

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala plantonista em postos de saúde de Campo Grande

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou nesta quarta-feira (21) escala com mais de 60 profissionais em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde). O serviço é oferecido 24 horas. Conforme o cronograma, há distribuição de profissionais em 10 unidades de saúde. Contudo, no período da manhã e tarde, pediatras estão … Continued

Polícia

Brasileiro com duas condenações por estupro de vulnerável é expulso do Paraguai

Segundo informações da PF, ele era procurado pela Justiça de Santa Catarina