Pular para o conteúdo
Política

Suspeita de cabide de emprego no Proinc e esquema de ‘rachadinhas’ movimentaram política de MS

Agendas da ministra Cida Gonçalves e futuros encontros do governador Eduardo Riedel também foram notícia
Dândara Genelhú -
política
Foto: Divulgação/PMCG

Dois assuntos movimentaram a semana política de : suspeita de cabide de emprego no (Programa de Inclusão Profissional) e possível esquema de ‘rachadinhas’. Parlamentares comentaram sobre os temas, que resultaram em ações judiciais.

Mais de 2,1 mil nomes de servidores do Proinc serão investigados. A lista é fruto de ação que aponta suspeita de ‘folha de pagamento secreta’ na gestão do ex-prefeito de , Marquinhos Trad (PSD).

Assim, alguns parlamentares afirmaram que a suspeita do esquema de nomeações pode ter bancado a campanha de Marquinhos e aliados. Os vereadores de Campo Grande já teriam entrado em acordo para aguardar até a próxima segunda-feira (3) o ofício de resposta sobre a suspeita de ‘folha secreta’ na Prefeitura de Campo Grande.

Herança e ‘rachadinha’

Da base da prefeita, o vereador Edu Miranda (Patriota) destacou que a situação da ‘folha secreta’ é uma ‘herança maldita’ de Trad. Logo, vale lembrar que a Prefeitura de Campo Grande ficou impossibilitada de receber recursos por irregularidades em sistema de informação. Contudo, ex-secretários de Maquinhos jogam a responsabilidade na gestão atual.

A Prefeitura de Campo Grande insiste que a falta de documentação que acabou deixando Campo Grande com ‘nome sujo’ no Cauc é de responsabilidade da gestão de Marquinhos, referente a 2021.

Então, a administração mantém o posicionamento mesmo após a ex-secretária de Educação rebater e mostrar, com documentos, que falta a prestação de contas de novembro e dezembro de 2022 ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Ainda nesta semana, o Jornal Midiamax mostrou que o deputado estadual Pedro Pedrossian Neto (PSD) destinou R$ 27 mil da verba de gabinete para a Via Marketing Comunicação em fevereiro.

Além do valor mensal alto, o repasse chamou atenção na (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) porque a agência era do chefe de gabinete de Pedro, Edimar Paes da Silva, até 11 de janeiro.

Assim, as suspeitas são de que o deputado, ex-secretário de Finanças de Marquinhos Trad (PSD) na Prefeitura de Campo Grande, estaria levando para a Assembleia Legislativa suposto esquema de ‘rachadinha’.

Ministra em Campo Grande

Durante audiência pública na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, convidou MS para marcha nacional de enfrentamento à misoginia. O Estado é o primeiro convidado para o evento.

Além disso, Cida revelou que uma nova Casa da Mulher Brasileira deve ser implementada em Mato Grosso do Sul. A ideia da pasta é construir 40 novas casas em todo o país.

Ainda em MS, a ministra assinou nesta sexta-feira (31) como testemunha, junto ao governador Eduardo Riedel (PSDB), o protocolo de intenções entre o governo do Estado e a Defensoria Pública. Então, desenvolverá o programa de oficinas de formação denominada “A rede de enfrentamento à violência contra as mulheres: desafios e possibilidades no atendimento”.

Minha Casa, Minha Vida em MS

Eduardo Riedel (PSDB) deve se reunir com o ministro das Cidades, Jader Filho, para definir o Minha Casa, Minha Vida no Estado. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, adiantou a agenda.

“Na outra semana, sem ser nessa próxima, na outra, já estou agendando para ele [Eduardo Riedel] com o ministro das Cidades. Para que Mato Grosso do Sul seja o mais rápido possível contemplado com o Minha Casa, Minha Vida faixa 1”, afirmou.

Além disso, Simone disse que Jean Paul Prates deve visitar fábrica de fertilizantes em Mato Grosso do Sul. A ministra do Planejamento adiantou a agenda aos prefeitos do Estado em reunião nesta quarta-feira (29).

Bancada de MS

Coordenador da bancada federal de MS, o deputado federal Vander Loubet (PT) deve ser o único integrante da comissão que acompanhará Lula em viagem para a China. De acordo com o governador Eduardo Riedel (PSDB), Vander representará o Estado na visita, remarcada para abril.

Enquanto o deputado federal de MS Rodolfo Nogueira (PL) usou uma abóbora para ironizar ‘promessa de picanha’ durante uso da tribuna na Câmara dos Deputados, em Brasília, na segunda-feira (27).

Já a posse de Gleice Jane Barbosa (PT) como deputada estadual na Alems ocorrerá no dia 11 de abril. O presidente da Casa, Gerson Claro (PP), confirmou a data ao Jornal Midiamax.

Após receber alta hospitalar no último dia 18 de março, o deputado estadual Zeca do PT segue em recuperação em casa. Por fim, o retorno às atividades da Assembleia Legislativa será avaliado na próxima semana.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista foge e abandona carro com 976 Kg de maconha na BR-376

Decisão do TCU sobre controle de bebidas é suspensa pelo STF

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

Duas carretas são apreendidas com mais de 600 pneus contrabandeados

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

Cristo Redentor abraça cachorro em ação pelo Dia dos Animais de Rua

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: tamanduá vai parar em bar na noite desta sexta em Campo Grande

O animal mede entre 1,8 e 2,1 metros de comprimento e pesa até 41 kg

Brasil

Nunes Marques pede vista e suspende julgamento de Palocci no STF

O julgamento virtual começou na semana passada e não tem data para ser retomado

Mundo

Peña diz que espionagem do Brasil ‘reabre velhas feridas’ da Guerra do Paraguai

Remontou à guerra do Paraguai (1864-1870)

Cotidiano

Familiares procuram por Vanessa Rebeca que desapareceu em Três Lagoas

Familiares procuram por Vanessa Rebeca de 12 anos que desapareceu no Bairro Vila Piloto em Três Lagoas, cidade a 325 quilômetros de Campo Grande, nesta sexta-feira (04). A mesma possuí autismo e faz uso de remédios controlados. Caso alguém tenha visto a Vanessa, favor entrar em contato com a mãe, Kenia, pelo 67 99184-4244 ou … Continued