A ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, exonerou o cacique Arildo Alves Alcântara do cargo de coordenador do Dsei-MS (Distrito Sanitário Especial de ). Um novo coordenador foi nomeado na mesma portaria do DOU (Diário Oficial da União) desta segunda-feira (16).

Conforme a publicação, Lindomar Ferreira foi nomeado novo coordenador do Dsei-MS. Ele exercerá o Cargo Comissionado Executivo de Coordenador Distrital de Saúde Indígena.

A portaria foi assinada em 4 de outubro, porém foi publicada apenas nesta segunda-feira (16).

Nomeação em abril

Arildo foi nomeado coordenador do Dsei em Mato Grosso do Sul em abril deste ano. A portaria também foi assinada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima. A nomeação atendeu a uma reivindicação da comunidade indígena que, desde janeiro, pleiteava um nome indicado dentre as etnias presentes no Estado.

O Dsei é responsável por organizar a rede de atenção básica dentro de áreas indígenas de forma integrada e articulada com o SUS (Sistema Único de Saúde).

No Estado, há 14 polos-base localizados em , Antônio João, Aquidauana, Bodoquena, , Brasilândia, Caarapó, Corumbá, Dourados, Japorã, Miranda, , Sidrolândia e Tacuru. Três Casais (Casas de Saúde Indígena), nas cidades de Campo Grande, Dourados e Amambai, complementam a rede de atendimento.

Saiba Mais