Ministra da Saúde exonera cacique e nomeia novo coordenador do Dsei-MS

Troca da coordenadoria do Distrito Sanitário Especial Indígena consta no DOU

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Arildo Alves Alcântara foi nomeado ao cargo de coordenador em abril de 2023 (Reprodução, Redes Sociais)

A ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, exonerou o cacique Arildo Alves Alcântara do cargo de coordenador do Dsei-MS (Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul). Um novo coordenador foi nomeado na mesma portaria do DOU (Diário Oficial da União) desta segunda-feira (16).

Conforme a publicação, Lindomar Ferreira foi nomeado novo coordenador do Dsei-MS. Ele exercerá o Cargo Comissionado Executivo de Coordenador Distrital de Saúde Indígena.

A portaria foi assinada em 4 de outubro, porém foi publicada apenas nesta segunda-feira (16).

Nomeação em abril

Arildo foi nomeado coordenador do Dsei em Mato Grosso do Sul em abril deste ano. A portaria também foi assinada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima. A nomeação atendeu a uma reivindicação da comunidade indígena que, desde janeiro, pleiteava um nome indicado dentre as etnias presentes no Estado.

O Dsei é responsável por organizar a rede de atenção básica dentro de áreas indígenas de forma integrada e articulada com o SUS (Sistema Único de Saúde).

No Estado, há 14 polos-base localizados em Amambai, Antônio João, Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Corumbá, Dourados, Japorã, Miranda, Paranhos, Sidrolândia e Tacuru. Três Casais (Casas de Saúde Indígena), nas cidades de Campo Grande, Dourados e Amambai, complementam a rede de atendimento.

Conteúdos relacionados

prefeitura
Parlamentar esteve no DNIT/MS durante a manhã desta sexta-feira (08)