Mato Grosso do Sul tem nove políticos na equipe de no governo do presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva, até o momento. As portarias foram divulgadas no Diário Oficial da União, com assinatura do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin.

Saiba quem são

A primeira sul-mato-grossense a ser anunciada na equipe de transição foi a senadora Simone Tebet (MDB). A parlamentar atuará na área do desenvolvimento regional. Anteriormente, Simone teria confidenciado a Alckmin que gostaria de atuar na área da assistência social. O núcleo de Tebet é um dos principais, pois trata do Auxílio Brasil.

O ex-deputado federal e estadual de Mato Grosso do Sul, João Grandão, integrará a Frente de Desenvolvimento Agrário.

Além deles, também foi divulgado o nome da sul-mato-grossense Aparecida Gonçalves, que atuou como Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

Aparecida faz parte do núcleo de mulheres, junto com Anielle Franco, irmã de Marielle Franco, assassinada em 2018 no Rio de Janeiro.

Luiz Eloy Terena foi confirmado para a equipe de transição do presidente eleito e, o advogado indígena irá participar do Grupo Técnico de Povos Originários do Gabinete de Transição.

Assim como, o suplente de vereador em Aquidauana, Dionédison Demécio Cândido, morador da Aldeia Bananal, no distrito de Taunay, também foi nomeado para compor a equipe de transição e fará parte do Grupo Técnico de Povos Originários, comandado pelo também aquidauanense, Luiz Eloy.

Bem como o deputado federal (PSD), nomeado para atuar na pasta de justiça e segurança pública.

Últimas nomeações

Na última sexta-feira (2), mais três nomes de Mato Grosso do Sul foram confirmados na equipe de transição. São eles: a eleita, Camila Jara (PT), o ex-presidente do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul), Márcio Portocarrero, e Marcelo Panella, tesoureiro nacional e presidente do PDT estadual.

Segundo a publicação no Diário Oficial da União, a vereadora de Campo Grande, Camila Jara, participa do Grupo Técnico da Juventude.

Já Portocarrero, foi nomeado para assumir o Grupo Técnico de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ele já foi secretário estadual de Meio Ambiente. Panella está no Grupo Técnico de Trabalho.

Portanto, a portaria assinada por Alckmin, terá validade até 10 de janeiro de 2023.