Prazo termina na quarta, mas Justiça Eleitoral já divulga boletins de urna do 2º turno

Segundo o TSE, mais de 472 mil boletins de urna já estão disponíveis para consulta pública após a votação de domingo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
urna justiça boletim eleições
Imagem ilustrativa. (Foto: Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

O calendário eleitoral 2022 determina que a Justiça divulgue os boletins de urna do segundo turno das eleições 2022 nesta quarta-feira (2), mas eles já estão disponíveis em várias plataformas desde segunda-feira (31).

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mais de 472 mil boletins de urna já estão disponíveis para consulta pública após a votação de domingo (30). O acesso pode ser feito por qualquer pessoa pela página Resultados, no Portal do TSE na internet ou pelo aplicativo Resultados, que pode ser obtido nas lojas App Store e Google Play.

A consulta pelo site do TSE, a partir da página Resultados, começa na opção “Dados de Urna”, no canto superior direito. Ao abrir a janela, selecione a pesquisa de interesse: Boletim de Urna (BU), Registro Digital do Voto (RDV) ou Log de Urna. Em seguida, selecione a UF (ou localidade no exterior – zona ZZ), a zona eleitoral e a seção. O boletim pode ser consultado na própria página ou por meio de arquivo eletrônico disponível para download.

No aplicativo, selecione a opção “Informações”, no canto inferior direito da página, e depois “Dados de Urna”. Os demais passos são semelhantes aos executados no site.

Transparência

A disponibilização dos Boletins de Urna para consulta pública em tempo real é uma inovação da Justiça Eleitoral para as Eleições 2022. As informações foram disponibilizadas à medida que os dados chegavam ao Tribunal para totalização.

Outra medida elaborada para assegurar a ampla transparência do processo eleitoral é o aplicativo Boletim na Mão, que permite que qualquer pessoa faça a conferência dos votos das seções eleitorais por meio da leitura do QR Code disponível para cada Boletim de Urna.

Conteúdos relacionados

câmara vereadores