Após a reunião sobre os problemas da estiagem no Mato Grosso do Sul, a Ministra de (DEM) visitará as propriedades afetadas e iniciará o intinerário a partir de quarta-feira (12), onde passará por Santo Ângelo (RS) e Chapecó (SC). Já na quinta-feira (13), será em Cascavel (PR) e em Ponta Porã, cidade que faz fronteira com Paraguai. 

O objetivo da visita é analisar a situação crítica gerada pela estiagem que levou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) a decretar situação de emergência nos 79 municípios do MS. Além do Mato Grosso do Sul, os outros três estados como Rio Grande do Sul, e Paraná.

Decreto

O governador Reinaldo Azambuja decretou situação de emergência, no dia 4 de janeiro,devido a estiagem e em função das poucas chuvas que tiveram no Estado nestes últimos meses. 

De acordo com o Governo, a medida atende pedidos feitos pelos órgãos como Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Aprosoja (Associação Brasileira dos Produtores de Soja), Produção e Agricultura Familiar e Defesa Civil.