Na véspera das eleições dwste domingo (2), as mais básicas das informações podem gerar dúvidas aos eleitores: onde votar e situação eleitoral. Vale lembrar que algumas seções eleitorais foram transferidas por conta de reformas e vale se atentar para não perder viagem.

Para aqueles que desejam conferir o local de votação onde irá exercer o poder do voto ou até mesmo conferir se está ou não apto para escolher seus candidatos ou candidatas neste domingo, poucos passos na internet podem elucidar as dúvidas.

Saber onde votar

Para aqueles que vão votar pela primeira vez ou gostam de conferir o local de votação, os passos são simples. Confira:

  • Primeiro: o eleitor deve acessar o site do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul). Clique aqui.
Onde votar
  • Segundo: Clique na aba ‘Eleitor e Eleições’.
Onde votar
  • Terceiro: Ao clicar na aba ‘Eleitor e Eleições’, diversas opções serão apresentadas para o usuário. Clique em ‘Atendimento ao eleitor’.
Onde votar
  • Quarto: Clique na opção ‘Confira aqui os acessos rápidos dos serviços e contatos dos Cartórios Eleitorais, SJ e SAF’.
Onde votar
  • Quinto: Uma nova página será carregada, o usuário deve rolar para baixo até encontrar a frase ‘encontre o número do título, local de votação, seção etc’. Clique nela.
Onde votar
  • Sexto: Com a página aberta, preencha os campos e espere a página carregar. Serão apresentados seus dados, escola de votação e endereço.
Onde votar

Situação do eleitor

Com o local de votação em mãos, é importante verificar a situação do eleitor, ou seja, se a pessoa está ou não apta a votar. Diversos fatores podem ser considerados para que um eleitor não esteja autorizado a exercer o voto, como não ter votado na última eleição, sem justificativa ou pagamento de multa. Para conferir a situação eleitoral, veja os seguintes passos.

  • Primeiro: O procedimento também deve ser realizado no site do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul). Clique aqui.
Situação eleitoral
  • Segundo: Clique na aba ‘Eleitor e Eleições’.
Situação eleitoral
  • Terceiro: Ao clicar na aba ‘Eleitor e Eleições’, diversas opções serão apresentadas para o usuário. Role para baixo e clique em ‘Situação Eleitoral’.
Situação eleitoral
  • Quarto: Uma nova janela será aberta. Clique em ‘Consulta por título’.
Situação eleitoral
  • Quinto: Preencha o campo com seu CPF ou o número do título de eleitor e clique em ‘consultar’.
Situação eleitoral

Título de eleitor digital só pode ser baixado até sábado

Eleitores que pretendem utilizar o título digital e ainda não baixaram o documento, devem ficar atentos. Isso porque a versão digital poderá ser baixada somente até sábado (1º).

O prazo é estabelecido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que fecha a base de dados para contabilização dos votos no domingo (2). Então, o aplicativo deve ser baixado até sábado, último dia para o eleitor inserir seus próprios dados e validar as informações para usar a versão digital do título.

Assim, até às 23h59 (horário de Brasília) as informações ainda podem ser validadas para gerar o título digital. O mesmo prazo valerá para o segundo turno, que ocorre em 30 de outubro.

Por fim, quem fizer o processo até a véspera das eleições, poderá, além de utilizar a versão digital, acessar informações como local de votação, seção e situação eleitoral.

Após as eleições, na segunda-feira (3), será liberada a validação do título digital novamente.