Auditoria das urnas eletrônicas será transmitida ao vivo pelo TSE

Além da transmissão ao vivo, o TSE mudou as regras de verificação das urnas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Agência Brasil
Agência Brasil

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou algumas regras eleitorais que foram alteradas e entrarão em vigência nas eleições deste ano. Um dos pontos será auditoria das urnas durante a votação, a transmissão ao vivo dessas verificações e o acesso aos boletins das urnas, contabilizando o número de votos recebidos em cada sessão eleitoral. 

Para quem ainda tem dúvida sobre o funcionamento da urna eletrônica, o TSE explica passo-a-passo como será feita as auditorias no sistema e que este ano estenderá a verificação de 3% a 6% dos aparelhos destinados a cada zona eleitoral.

Além disso, a nova redação do artigo 37 da Resolução TSE nº 23.673/2021 também considera que em caso de falha técnica, as autoridades judiciárias devem verificar todos os outros aparelhos até que seja comprovado seu funciomento legal de todas entregues na zona eleitoral.

Outro ponto alterado é o artigo 43, tornou a realização uma audiência com os juizes eleitorais de cada região para verificação da integridade e autenticidades dos sistemas, dois dias antes das eleições. 

Ao vivo

Para não alimentar o debate do voto impresso e mostrar a autenticidade do sistema eleitoral, o TSE alterou do artigo 64 da resolução e prevê a transmissão ao vivo da auditoria das urnas eletrônicas pelo canal oficial dos Tribunais Regionais Eleitoral de cada estado.