Pular para o conteúdo
Cotidiano

A favor ou contra? Em meio à discussão sobre voto impresso, campo-grandenses se dividem

Volta do voto impresso é uma das pautas de Jair Bolsonaro às vésperas das eleições
Arquivo -

A discussão sobre o voto impresso tem ganhado força no Congresso Nacional. Entre os deputados federais do Mato Grosso do Sul, a maioria é favorável em repensar o sistema de votação, sem que seja adotado o voto impresso. Na rua mais popular de , a 14 de Julho, a opinião sobre o assunto é dividida.

[Colocar ALT]
Ciriaco Ferreira é contra o voto impresso (Foto: Ranziel Oliveira / Jornal Midiamax)

De um lado a população teme o aumento da compra de votos, pelo fácil controle que um político pode desenvolver com a impressão do voto, como uma espécie de garantia que votaram nele. Do outro, está quem acredita que a impressão seria usada para evitar uma possível fraude nas urnas, com a contagem física dos votos.

Para o atendente Paulo Rogério Silva, de 42 anos, a impressão daria mais segurança para as eleições, com a possibilidade de uma contagem física. “Você terá mais uma segurança no voto. Se houvesse fraude, você teria uma segunda opção pra verificar. Não tem problema em gastar mais na eleição, é tanta coisa cara que a gente já paga”, diz.

A consultora de vendas Maria Carolina, de 30 anos, também compartilha de uma visão parecida. “Sou a favor, pra mim é uma forma a menos de não roubarem. Antigamente era assim”, afirma. Sobre a questão da venda de votos, a visão foi objetiva. “Não vai favorecer, mas não consigo formular uma resposta agora”.

O que muita gente desconhece é que no sistema eletrônico atual, ao fim de cada horário de votação, há impressão dos boletins de urna, que ficam em poder dos mesários. No ticket impresso, há a contagem de quantos votos cada candidato disponível para ser votado recebeu. Os mesmos boletins, só que virtuais, são encaminhados para o sistema do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de cada estado e também do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que auditam o processo. 

Facilita a venda de votos

Para quem já viveu décadas e diversos mandatos políticos, a aplicação do voto impresso pode estar equivocada e ser usada como arma política. “Por mim continuaria do mesmo jeito e acho uma loucura mudar, não foi comprovado fraude na urna eletrônica. Isso aí é politicagem, é arrumar desculpa para dar um golpe no Brasil. Você não viu o nos EUA”, disse Ciriaco Ferreira da Mota, de 76 anos.

Entregando currículos no centro, Milena Tatiely, de 21 anos, é contra o voto impresso, pois acredita que pode estimular a corrupção. “Sou contra, pra não facilitar a corrupção. É uma comprovação do voto. Você vende e leva pro político, como um recibo. Igual em uma compra”, disse ela.

Difícil decidir 

No caso da consultora de vendas Beatriz Samara, de 21 anos, a corrupção já está enraizada na nação brasileira. “Sou indiferente. Já chegamos em uma situação onde políticos e pessoas normais roubam de qualquer forma. Um contra, é que se você vender o voto vai ter como provar para o político, é um ok para ele conseguir comprar votos. Isso eu acho errado”.

O trabalhador de call center, Yan Hyga, de 19 anos, também ficou divido e não conseguiu escolher um dos lados. “Quem é a favor do voto impresso é mais de direita e contra é mais da esquerda. Prefiro não opinar, pra mim tinha que devolver para os índios. Tudo já está corrupto”, finalizou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vem aí! Anne Hathaway mostra caracterização para sequência de ‘O Diabo Veste Prada’

Alems lança edital para construção de novo plenário e bloco administrativo com 11 mil m²

Homem que ateou fogo em casa com a companheira e a filha dentro é preso

3 carros exclusivos que nem ganhando na Mega-Sena você poderia comprar

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Jovem pede ajuda em UPA horas após ser baleado em conveniência

Últimas Notícias

Cotidiano

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Evento destinado a comunidade odontológica começa nesta terça-feira, 22, com programação até sexta-feira, 25.

Trânsito

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

O acidente ocorreu na madrugada do último sábado (19), por volta das 2h20 da madrugada

Brasil

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Manifestação ocorreu após reunião com deputados e senadores na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira

Polícia

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Um morador chegou a ser amarrado com enforca gato e agredido