Aliados do ex-prefeito de e pré-candidato ao Governo de Mato Grosso do Sul, (PSD), o primo advogado José Belga Trad e a secretária municipal de Educação, Alelis Izabel de Oliveira Gomes, fazem parte da diretoria provisória do PDT no Estado, até 19 de outubro.

De acordo com a publicação no (Tribunal Regional Eleitoral), o novo presidente estadual é Marcelo de Oliveira Panella, que faz parte da diretoria nacional do partido.

Panella ocupa o lugar de João Leite Schimidt, que assumiu o partido após a saída do deputado federal , filiado ao PSDB, depois de 31 anos na legenda da esquerda.

Nogueira deixou o PDT por não conseguir formar a chapa de candidatos a deputado federal. Pensando em sua reeleição, aceitou o convite do ninho tucano e deixou o partido à deriva, que teve a filiação do deputado estadual Lucas de Lima.

Por ter o maior cargo no partido, Lima poderia assumir como presidente estadual ou municipal, mas Schimidt voltou ao cargo. Porém, a executiva nacional interveio na decisão e deliberou sobre a nova formação.

Alelis assumiu a secretaria municipal de Educação no último dia 6, após a saída de Elza Fernandes, pré-candidata a deputada estadual. Já José, é advogado e primo de Marquinhos.

PSDB x PSD

Quando se filiou ao PSDB, Nogueira disse ao Jornal Midiamax que independente de onde fosse se filiar, daria palanque ao pré-candidato à presidência da República do PDT, Ciro Gomes.

O governador Reinaldo Azambuja afirmou que a eleição tem pluralidade e por isso, Gomes pode ter palanque em Mato Grosso do Sul oferecido pelo ninho tucano. Isso pode demonstrar uma aproximação no Estado entre PDT e PSDB.

Entretanto, Eduardo Riedel, ex-secretário de Infraestrutura, é pré-candidato ao governo estadual do PSDB, rival de Marquinhos nas urnas.

A reportagem do Jornal Midiamax conversou com José Belga Trad. Ele está filiado ao partido desde o começo do ano e disse não ter pretensão de disputar as eleições deste ano, mas está à disposição da sigla.

Questionado sobre o possível apoio a candidatura de Marquinhos Trad, José afirmou que isso ainda não foi discutido. “Estamos reorganizando o partido para depois tratarmos sobre os apoios locais. E isso dependerá também da diretriz da nacional”.