O deputado estadual Pedro Kemp (PT) apresentou nesta quinta-feira (4) indicação na Alems (Assembleia Legislativa do Estado de ) pedindo a inclusão dos povos quilombolas no grupo prioritário de ção contra a Covid-19. O documento é endereçado ao titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), .

Na justificativa, o petista sustentou que representantes dos quilombolas pediram prioridade, principalmente para os idosos. 

“Conforme informado pelos representantes das comunidades, já foi tentado um contato com a Secretaria de Estado de Saúde para discutir a situação da população idosa deste locais que têm muita dificuldade para deslocar até os centros urbanos de saúde, mas no entanto, até a presente data ainda não foram atendidos”, escreveu o parlamentar.

O PNI (Plano Nacional de Imunização), elaborado pelo Ministério da Saúde, não inclui esse grupo na primeira etapa. O estado de já se antecipou e começou a imunizar os quilombolas.

Na primeira fase, a SES iniciou a imunização pelos profissionais de saúde e idosos. Em , maiores de 60 anos em ILPIs (instituições de longa permanência) foram os primeiros a receber a primeira dose. Mais membros desse primeiro grupo estão sendo vacinados após a chegada de mais doses.