Na véspera do Dia do Trabalhador, comemorado todo dia 1º de maio, Campo Grande tem poucas celebrações programadas para a data. 

A CUT-MS (Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul), principal organização sindical do Estado, promove atividades no bairro Dom Antônio Barbosa, na Praça João Gil Wellington dos Santos, que fica na Rua Anselmo Selingardi, 1261. 

A programação está agendada para começar às 8h de quarta-feira (1º) e encerrar às 15h, com sorteio de brindes, cestas básicas, atrações culturais, corte de cabelo e atendimento odontológico. O evento é gratuito.  

A Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) afirmou que celebrará a data junto com a CUT-MS.

Já o Sindicario (Sindicato dos Bancários de Campo Grande) vai promover atividades para bancários filiados e familiares, a partir das 7h30 nesta quarta-feira. A programação inclui feijoada ao meio-dia, música ao vivo e sorteio de brindes. 

As comemorações serão na Rua Caldas Aulete, 281, bairro Coopharádio, e a entrada é 1kg de alimento não perecível ou 1 agasalho.

Celebração anterior

No ano passado, uma grande comemoração foi realizada pela CUT-MS, UGT (União Geral dos Trabalhadores) e Sinticop-MS (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada do MS) na cidade de Ribas do Rio Pardo, distante 90 quilômetros de Campo Grande. 

Com o lema “Emprego, Renda, Direitos e Democracia”, o evento foi realizado no Ginásio Municipal de Ribas do Rio Pardo, cidade que virou símbolo de crescimento devido à instalação de empreendimentos bilionários. A celebração foi voltada aos trabalhadores e aberta à comunidade.

“Ribas simboliza a geração de emprego, é o local onde estão, neste momento, o maior número de oportunidades. Por isso, estamos pela primeira vez indo até lá, unificando a celebração por lá, para assistir esses trabalhadores”, detalhou, à época, a secretária geral da CUT-MS, Dilma Gomes da Silva.

Com apoio de várias outras entidades, como a Prefeitura de Ribas, MPT (Ministério Público do Trabalho) e o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), a programação começou às 7h da manhã e se estendeu por todo o dia.