Com Baleia e Lira em disputa acirrada, deputados federais elegem novo presidente nesta 2ª
Após recesso e campanhas, deputados federais elegem nesta segunda-feira (1) o próximo presidente da Câmara Federal, a partir das 19 horas de Brasília. São nove candidatos, mas a disputa está polarizada entre Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP). Enquanto o primeiro tem apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o emedebista conta com respaldo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após recesso e campanhas, deputados federais elegem nesta segunda-feira (1) o próximo presidente da Câmara Federal, a partir das 19 horas de Brasília. São nove candidatos, mas a disputa está polarizada entre Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP). Enquanto o primeiro tem apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o emedebista conta com respaldo do atual dirigente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O restante da composição também será eleita na ocasião
Com voto secreto, a sessão será presencial. De acordo com a Câmara Federal, as urnas de votação ficarão dispostas no plenário e nos salões Verde e Nobre, espaço que ficará restrito aos parlamentares, para evitar aglomeração maior. Devem circular pelao menos 3 mil pessoas no prédio da Câmara, ‘em um momento de aumento nos casos de contaminação pelo novo coronavírus em todo o país’, reforça a própria Casa de Leis federal.
Os dois deputados, cuja disputa se acirra, chegaram a vir a Campo Grande para se reunir com lideranças dos partidos, bancada, além de visitarem o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), e o prefeito Marquinhos Trad (PSD). Baleia Rossi foi o primeiro deles, mas saiu do Estado sem dizer se conseguiu conquistar apoio dos deputados federais de MS.
Dias depois na capital sul-mato-grossense, Arthur Lira disse acreditar que teria a maioria dos votos da bancada para eleição à presidência da Câmara dos Deputados. Ele conversou com sete dos oito parlamentares.
Recentemente, veículos da imprensa publicaram notícias a respeito da investida do presidente à favor da candidatura do candidato do PP. Ele teria cobrado publicamente deputados da bancada ruralista a apoiarem Lira por causa dos bons resultados econômicos do setor agropecuário do País.
Ainda na semana passada, o próprio presidente afirmou que pretendia ‘influir’ na presidência da Câmara por meio dos deputados do PSL. Após essa afirmação, candidatos que concorrem a eleição se revoltaram e afirmam que tal afirmação é uma brutal interferência.
Apoios
Com o apoio de 11 (PP, PL, PSL, Pros, PSC, Republicanos, Avante, Patriota, PSD, PTB e Podemos) partidos, Lira, foi o primeiro parlamentar a se lançar na disputa. Já Rossi conta com o apoio de 11 legendas (MDB, DEM, PSDB, PT, PDT, Solidariedade, Cidadania, PV, PCdoB, Rede e PSB).
Os deputados Luiza Erundina (PSOL-SP) e Marcel Van Hatten (Novo-RS) disputam a presidência da Casa por indicação de seus respectivos partidos. Já os deputados Alexandre Frota (PSDB-SP), André Janones (Avante-MG), Capitão Augusto (PL-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG) e General Peternelli (PSL-SP) disputam a vaga de maneira avulsa.
(Com Câmara dos Deputados e Agência Brasil).
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Viajando pela América do Sul, os alemães Uwe e Kerstin curtem natureza de MS em motorhome
Casal viaja pelo Brasil e Bolívia na companhia de seus dois cachorros
Comemoração do centenário Rádio Clube reúne atletas em corrida pela Afonso Pena
Percurso de sete quilômetros interditou trechos de cruzamentos da avenida
Imprensa internacional repercute prisão de Braga Netto e destaca proximidade com Bolsonaro
O Washington Post escreveu que Braga Netto foi formalmente acusado em novembro
Homem é agredido com mata-leão após pedir para vizinhos abaixarem o som no São Conrado
Vizinhos relataram que a vítima teria partido para cima de um deles antes de ser agredido
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.