Nesta sexta-feira (28), a Prefeitura de autorizou o retorno das aulas presenciais para as escolas de rede privada do município, a 336 km de Campo Grande. A medida foi oficializada por meio de decreto, publicado no Diário Oficial da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). 

Assim, as escolas particulares poderão se organizar para retorno, que é facultativo e deve ser feito de forma gradativa, devido a pandemia do coronavírus. Então, as instituições “deverão apresentar previamente a Secretaria Municipal de Saúde programa de retorno contendo todas as medidas de segurança a serem implementadas, que irá rever e definir o protocolo a ser seguido pela instituição”.

Entretanto, as escolas deverão “continuar oferecendo o ensino a distância para os alunos que optarem por não retornarem as aulas presencias neste momento”. Até esta sexta-feira (28), Bataguassu registra 715 casos de coronavírus. De acordo com o boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde), seis pessoas faleceram na cidade, devido ao vírus.

Flexibilização

Além desta medida, a Prefeitura Municipal adotou outras flexibilizações durante a pandemia. A partir de 31 de agosto será permitida a realização de leilões presenciais, que deverão ocorrer com apenas 50% da capacidade do local.

Assim, no município também ser permitido o consumo de alimentos e bebidas não alcoólicas nos estabelecimentos. Então a partir de 31 de agosto, bares, lanchonetes, pastelarias, sorveterias, pizzarias, espetarias, trailers, padarias, supermercados, conveniências e semelhantes, poderão oferecer consumo local.

Apenas bebidas alcoólicas não poderão ser consumidas no local, ou em qualquer outro espaço público. Pois, a partir desta sexta-feira (28), é proibido “o consumo de bebidas alcoólicas de qualquer graduação em logradouros, praças e espaços públicos localizados no âmbito do município de Bataguassu”.