Para evitar a transmissão comunitária do , as prefeituras de e decretaram o uso obrigatório de máscaras nos municípios. Os decretos foram publicados no Assomasul (Diário Oficial dos Municípios de ), desta quarta-feira (06).

No Decreto nº 25, a prefeitura de Guia Lopes da Laguna definiu diversas medidas suplementares e temporárias a serem adotadas para prevenção e enfrentamento do coronavírus. Entre elas, a obrigatoriedade do uso de para todas as pessoas, sejam pedestres, motociclistas, motoristas ou ciclistas, que circulem dentro do perímetro territorial da cidade.

Já a prefeitura de Juti acrescentou um artigo no Decreto nº 31, para tornar o uso de máscaras obrigatório na cidade. Em ambas as cidades fica especificado que em estabelecimentos como restaurantes e lanchonetes, é permitida a retirada da máscara apenas para consumo de algum produto alimentício.

Outras cidades de Mato Grosso do Sul já adotaram o uso obrigatório ou parcial de máscaras para os cidadãos. Em Campo Grande o uso é obrigatório dentro do transporte público, em Corumbá foi definido o uso obrigatório de máscaras em ambientes públicos.

Em Coxim o uso obrigatório se dá apenas nas ruas e comércios do município. Enquanto em Dourados, as máscaras devem ser usadas obrigatoriamente em filas e supermercados.