Pular para o conteúdo
Transparência

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS em Campo Grande

Despachante tentou 'levar' processo para o município de Rio Negro
Gabriel Maymone -
David é réu por fraudes no Detran-MS e está foragido (Divulgação)

Réu em ao menos três processos por fraudes no (Departamento Estadual de Trânsito de ), o despachante David Cloky Hoffaman Chita teve negada tentativa de levar um dos casos de para ser julgado em , município a 187 km de Campo Grande.

Pedido feito pela defesa de David chamado exceção de Incompetência de Juízo foi negado pela juíza da 4ª Vara Criminal de Campo Grande, May Melke Amaral Penteado Siravegna.

O processo que tramita em Campo Grande trata sobre a Operação Miríade, deflagrada pela Polícia Civil em 2023, que implicou David, o servidor do Detran-MS (ainda nos quadros do órgão), Abner Aguiar Fabre, o ex-gerente da agência de Rio Negro — onde as fraudes eram realizadas —, Gênis Garcia Barbosa, e o ex-servidor Eufrásio Ojeda.

A fraude é sempre a mesma. Proprietário paga um valor ao despachante, que distribui a propina a servidores do órgão, que liberam veículos com restrições no sistema.

Do grupo, Gênis encontra-se preso no Instituto Penal de Campo Grande. Já o despachante David está foragido desde junho do ano passado, quando a polícia não o encontrou para cumprir mandado de prisão preventiva. A defesa dele tentou revogar o pedido e chegou a entrar com recurso até mesmo no STJ (Superior Tribunal de Justiça), que negou.

Conforme a defesa de David, outra ação penal em que David é réu já tramita em Rio Negro. “A denúncia preliminarmente distribuída e recebida perante a Vara Única da Comarca de Rio Negro, já visava a investigação e julgamento de modificações e alterações fraudulentas ao sistema do DETRAN/MS, em diversas cidades do Estado do Mato Grosso do Sul, de modo que é a mais competente para julgar os casos pelo princípio da prevenção“, diz a defesa.

No entanto, a magistrada aponta que não é motivo suficiente para levar o caso para o interior. “O simples fato de envolverem crimes de mesma natureza não é suficiente para caracterizar a prevenção”.

Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp

Fraude no Detran-MS em Rio Negro

Conforme os autos, a fraude supostamente cometida na agência do Detran-MS de Rio Negro era comandada por Joaci Nonato Rezende, que já foi prefeito do município, entre 2005 e 2012.

Depois do mandato, foi nomeado como gerente da agência, onde, segundo a denúncia, teria praticado as fraudes. Gênis, que é réu por fraude na ação que tramita em Campo Grande, também já foi gerente da agência em Rio Negro.

Apesar de todos os implicados nas investigações terem vínculos públicos com políticos, até o momento as investigações sequer teriam esbarrado em nenhum dos ‘padrinhos’ que colocaram os membros da quadrilha no órgão público sul-mato-grossense. 

O cargo de gerente de agência do Detran-MS é estratégico para o esquema de . Conforme denúncia feita pelo MPMS, Joaci comandou esquema de recebimento de propina para alterações em registros do Detran a partir de Rio Negro no período entre agosto de 2021 e fevereiro de 2023.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Israel alerta para mais ataques ao Irã neste sábado

Ex-motorista reforça condições precárias do Consórcio Guaicurus após oitiva de CPI

depac golpe

Ex-namorada aparece de surpresa em restaurante e agride homem e amigas em Campo Grande

De salsicha a bacon, casal faz ‘limpa’ em conveniências e acaba preso no Rita Vieira

Notícias mais lidas agora

Propina da JBS: Reinaldo apela ao STJ para desbloquear R$ 277 milhões da Vostok

nasa park

Após negar recurso, Justiça tenta ‘conciliar’ Nasa Park e família vítima do rompimento da barragem

ipva

Isenção do IPVA: compare os descontos aplicados em MS e nos demais estados do país

girona mexicano futebol setor privado

Onde assistir? Sábado é dia de confronto no Brasileirão feminino e Mundial de Clubes

Últimas Notícias

Mundo

Índia: investigadores recuperam caixa-preta de avião da Boeing que caiu na quinta-feira

Investigadores devem apurar o que aconteceu minutos antes da queda da aeronave

Política

Com início em 16 de julho, recesso pode afetar andamento de CPIs na Câmara de Vereadores

Durante o recesso parlamentar, os prazos são paralisados no legislativo de Campo Grande

Polícia

Rapaz é agredido com facadas após sair de festa em escola de Itaporã

Dois suspeitos foram reconhecidos por populares e levados para a delegacia

Esportes

Por que o Mundial de Clubes deste ano será o maior da história? Entenda

Número de seleções participantes no campeonato é o maior da história