Janela partidária abre nesta 5ª já com trocas de partidos na Câmara de Campo Grande

Uma das principais datas e que inicia o processo eleitoral de 2020, a janela partidária começa nesta quinta-feira (5). Os focos estarão voltados às Câmaras Municipais, já que a brecha eleitoral só permite aos parlamentares municipais a mudança de partido neste ano. Em Campo Grande, dois vereadores confirmaram a saída antes mesmo do início da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Uma das principais datas e que inicia o processo eleitoral de 2020, a janela partidária começa nesta quinta-feira (5). Os focos estarão voltados às Câmaras Municipais, já que a brecha eleitoral só permite aos parlamentares municipais a mudança de partido neste ano.

Em Campo Grande, dois vereadores confirmaram a saída antes mesmo do início da janela. André Salineiro foi o primeiro a anunciar que deixa o PSDB e entra no DEM. Mais recente, o anúncio de Dharleng Campos, que deixa o PP e ingressa no MDB. Eles só teriam de aguardar o período legal, iniciado hoje, para assinar as fichas de filiação.

Outros sete parlamentares cogitam mudança partidária, comentavam possibilidades, mas diziam esperar a brecha ser aberta. Mesmo assim, eles poderão fazer mistério ou se demorarem na decisão por um mês ainda, uma vez que a janela partidária fica aberta até 3 de abril.

As principais mudanças na Casa de Leis municipal devem ser o aumento significativo da bancada do PSD, que tem o prefeito Marquinhos Trad, e a extinção de outras bancadas, como PTB. No caso deste partido, o vereador Otávio Trad é o único representante, mas ele deve migrar para o PSD.

PP, que até então tinha os três, Cazuza, Dharleng e Valdir, deve ficar apenas com o primeiro parlamentar citado. A vereadora vai para o MDB e Valdir já tinha dito que se filiaria no PSD.

A janela é forma que os parlamentares têm de mudar a agremiação partidária, sem risco de perda do mandato por infidelidade partidária. A Câmara da Capital tem 29 vereadores e todos devem disputar à reeleição neste ano.

 

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições