Pular para o conteúdo
Política

‘Dança das cadeiras’ na Câmara de Campo Grande pode diminuir e extinguir bancadas

A ‘dança das cadeiras’ de vereadores que começará a ser consolidada a partir de março, quando inicia o período da janela partidária, fará com que bancadas da Câmara Municipal de Campo Grande sejam reduzidas ou mesmo deixem de existir – situação que influencia na formação de comissões, por exemplo. Até agora, sete dos 29 vereadores […]
Arquivo -
Foto: Izaias Medeiros
Foto: Izaias Medeiros

A ‘dança das cadeiras’ de vereadores que começará a ser consolidada a partir de março, quando inicia o período da janela partidária, fará com que bancadas da Câmara Municipal de sejam reduzidas ou mesmo deixem de existir – situação que influencia na formação de comissões, por exemplo.

Até agora, sete dos 29 vereadores falam que devem deixar os atuais partidos e seguir para outra agremiação partidária, seja por desentendimentos ou por planos que podem ser mais facilmente viabilizados em outro cenário político.

Otávio Trad, hoje, é o único vereador do PTB e já disse que vai para o PSD dos tios , prefeito da Capital, senador Nelson Trad Filho e deputado federal . Desta forma, a bancada petebista vai deixar de existir na Câmara.

Hoje segunda maior bancada da Casa de Leis, o PP pode ser reduzido e ficar apenas com um vereador. Dharleng Campos e Valdir Gomes já afirmam que vão sair da legenda – os dois alegam que a atual sigla está desorganizada mesmo com a proximidade do processo eleitoral. Cazuza, que preside o PP em Campo Grande, deve continuar.

'Dança das cadeiras' na Câmara de Campo Grande pode diminuir e extinguir bancadas
Vereadores durante a última sessão de 2019, que ocorreu na quinta-feira (19). (Marcos Ermínio, Jornal Midiamax).

O vereador André Salineiro (PSDB) analisa também a possibilidade de deixar o ninho tucano. Mas mesmo com sua eventual saída, o PSDB continuará, por enquanto, sendo a maior bancada em número de vereadores. São seis ao todo.

Vinicius Siqueira atualmente é o único vereador do DEM, que pode deixar de existir na Câmara de Campo Grande, caso se confirme a saída. Na semana passada, o parlamentar disse ao Jornal Midiamax que nenhuma decisão neste sentido foi tomada, mas admitiu que recebe convites do PSL e também do Aliança pelo , partido anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro e que está em fase de criação.

O PDT tem duas cadeiras no parlamento municipal e pode deixar de ter representantes. A saída de Odilon de Oliveira Junior já é mais certa. Junto com o pai, Odilon de Oliveira, o parlamentar vai para outro partido. Contudo, nesta semana, ele voltou a dizer que o rumo partidário ainda está indefinido.

Ademir Santana, hoje no PDT, comentou no fim de 2019 que pode deixar o grupo. A fala ocorreu em meio à suspensão imposta pela direção municipal. Tanto ele quanto Odilon Junior não votaram pela abertura da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o Consórcio Guaicurus, mesmo com a indicação pela apuração por parte do PDT.

A janela partidária abre em 5 de março até 3 de abril deste ano. A brecha permite ao parlamentar, neste ano apenas aos vereadores, deixar os atuais partidos sem o risco que, sem a janela, eles têm de perder o mandato por infidelidade partidária.

Antes no SD, Dr. Cury está sem partido desde agosto passado. Ele teve autorização da direção em MS, comandada pelo deputado estadual , portanto, não precisou aguardar a janela partidária para deixar o SD. Porém, terá de escolher um novo partido até as próximas eleições e comporá, desta forma, uma nova bancada no Legislativo municipal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com 69,41 % dos votos, Hélio Acosta é eleito prefeito de Paranhos

Trabalhador é socorrido após cair em fosso de 8 metros em fazenda de MS

Projeto itinerante de teatro leva espetáculos gratuitos a cidades da fronteira de MS

Investigado por quatro estupros no Paraná, homem é preso em MS

Notícias mais lidas agora

Concessionária é condenada a indenizar motorista por acidente na BR-163

Com 69,41 % dos votos, Hélio Acosta é eleito prefeito de Paranhos

Com gol de pênalti, Operário garantiu vantagem sobre Ivinhema (Fotos: RMP Fotografia e Marcelo Berton)

Ivinhema x Operário: tudo que você precisa saber antes da final

Homem morre após ser baleado em frente de bar em Aparecida do Taboado

Últimas Notícias

Esportes

Operário volta a vencer o Ivinhema e consagra bicampeonato no Estadual

Placar agregado dos jogos de ida e volta no Estadual somaram 2 a 0 para o Galo

Política

‘Vamos cuidar melhor da saúde’, diz Hélio sobre prioridade em Paranhos

Prefeito interino venceu as eleições de Paranhos por 69,41% neste domingo

Cotidiano

Parque, fazendinha e show na Expogrande atraem dezenas de famílias

Jota Quest é atração gratuita do domingo

Mundo

Conselheiros de Trump dizem que mais de 50 países entraram em contato para negociar tarifas

Tarifas de Trump farão com que tênis, jeans e quase tudo o que os americanos usam fique mais caro