Política

Convenções partidárias iniciam com definição de candidatos para eleições municipais

As convenções partidárias iniciam nesta segunda-feira (31) segundo o calendário eleitoral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e vão até 16 de setembro. A partir de hoje, os partidos vão definir em reuniões as chapas para disputa das eleições municipais, previstas para novembro. A maioria dos partidos já definiu as datas das convenções sendo todas em […]

Renata Volpe Publicado em 31/08/2020, às 08h25 - Atualizado às 11h48

Nas Eleições Municipais de 2020, eleitores deverão seguir normas de biossegurança. (Foto: Reprodução/ Agência Brasil)
Nas Eleições Municipais de 2020, eleitores deverão seguir normas de biossegurança. (Foto: Reprodução/ Agência Brasil) - Nas Eleições Municipais de 2020, eleitores deverão seguir normas de biossegurança. (Foto: Reprodução/ Agência Brasil)

As convenções partidárias iniciam nesta segunda-feira (31) segundo o calendário eleitoral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e vão até 16 de setembro. A partir de hoje, os partidos vão definir em reuniões as chapas para disputa das eleições municipais, previstas para novembro.

A maioria dos partidos já definiu as datas das convenções sendo todas em setembro. Também a partir de hoje, segundo o calendário eleitoral, é a data a partir da qual, observado o dia seguinte ao qual se realizou a convenção, a ata e a lista dos presentes deverão ser transmitidas via internet ou, na impossibilidade, ser entregues na Justiça Eleitoral, para publicação no sítio eletrônico do tribunal regional eleitoral correspondente.

A partir desta segunda-feira, a Justiça Eleitoral encaminhará à Secretaria da Receita Federal do Brasil o pedido de inscrição no CNPJ das candidaturas cujos registros tenham sido requeridos pelos partidos políticos ou coligações, o qual deverá ser atendido em até 3 dias úteis.

Datas

O PDT realiza a reunião para consolidar o nome do deputado federal Dagoberto Nogueira e Kelly Cristina Costa, na chapa de candidatos a prefeito e vice, no dia 2 de setembro, na sede do partido, bairro Santa Fé. O início deve ser às 8h para deliberação sobre propostas de coligação para eleições e escolha de candidatos aos cargos majoritários e proporcionais.

Já o partido Novo realiza a convenção partidária no próximo dia 3, com Guto Scarpanti de candidato a prefeito e Priscila Afonso de vice. 

O PT também escolheu a data, vai ser dia 5 de setembro e transmitida virtualmente. O deputado estadual Pedro Kemp e Eloísa Castro são os nomes escolhidos para disputa eleitoral.

A convenção do PP está marcada para o dia 8, com o candidato a prefeito Esacheu Nascimento, que foi presidente da Santa Casa e agora está afastado para disputa das eleições. 

Republicanos tem reunião marcada para 10 de setembro. O partido ainda não definiu o candidato a vice, mas tem como pré-candidato a prefeito, Wilton Acosta. 

A reunião do MDB foi marcada para 15 de setembro e o deputado estadual Márcio Fernandes é o pré-candidato a prefeito. 

A Rede Sustentabilidade marcou a convenção para 16 de setembro, com lançamento de chapa de vereadores. 

O PSOL tem Cris Duarte como pré-candidata a prefeita e Val Eloy como vice e realiza a convenção também dia 16 de setembro. 

Também já foi definida a data da convenção partidária do Solidariedade, para dia 12. A legenda tem como pré-candidato, Marcelo Miglioli.

Sem definição

Ainda sem data escolhida para convenção, os partidos a seguir têm pré-candidatos a prefeitos em Campo Grande: PSL, PL, Podemos, PV, PCdoB, PSC, PSD. 

A reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com todos os citados e aguarda um posicionamento.

Jornal Midiamax