Pular para o conteúdo
Política

Com perícia apontando ônibus vencidos, debate sobre CPI do Consórcio volta à tona

Após laudo pericial apontar a existência de ônibus vencidos rodando no transporte coletivo de Campo Grande, o debate sobre a instauração de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) contra o Consórcio Guaicurus voltou à tona na Câmara Municipal. “Continuo somando esforços e me colocando a disposição para a abertura da CPI, pois através dela os parlamentares […]
Arquivo -
(Arquivo | Leonardo de França | Jornal Midiamax)
(Arquivo | Leonardo de França | Jornal Midiamax)

Após laudo pericial apontar a existência de ônibus vencidos rodando no transporte coletivo de , o debate sobre a instauração de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) contra o Consórcio Guaicurus voltou à tona na Câmara Municipal.

“Continuo somando esforços e me colocando a disposição para a abertura da CPI, pois através dela os parlamentares terão ferramentas para investigar a fundo a licitação, os contratos e as eventuais irregularidades cometidas”, defendeu o vereador  (Avante) ao tomar conhecimento dos detalhes do documento.

“Tenho acompanhado a investigação do Vereador Vinicius [Siqueira, PSL]. A perícia constatou que 72 ônibus venceram ano passado e este ano outros 102 ônibus vencerão. Ou seja, se somarmos estes valores, seria necessário que 174 ônibus fossem trocados”, detalhou.

O vereador conta que desde que começou a receber denúncias de irregularidades no transporte coletivo, tem cobrado do Consórcio e da Agência de Regulação uma posição sobre o assunto. Ele lembra ainda que o pedido de abertura de CPI, no ano passado, não conseguiu a quantidade de assinaturas necessárias para levar o caso adiante.

Após divulgação do novo documento sobre o transporte coletivo, a vereadora Dharleng Campos (MDB) relembrou que esteve no (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) para tratar da abertura de inquérito onde fosse apuradas irregularidades na concessão do transporte público.

Ela também destacou ter feito emendas na Lei do Transporte Público da cidade e aguarda os novos capítulos na discussão do transporte da Capital. “Fico no aguardo da apresentação desse documento, bem como o envio deste a comissão de Transporte e da Câmara Municipal da qual faço parte”, afirmou.

O MPMS foi acionado sobre o conteúdo do laudo de engenharia de tráfego, que poderá embasar a abertura de ação civil pública, mas ainda não se manifestou sobre o assunto.

Laudo técnico

Após escapar de punição no ano passado por manter ônibus mais velhos que a idade máxima permitida pelo contrato de concessão do transporte coletivo em Campo Grande, o Consórcio Guaicurus continua descumprindo normas contratuais sobre a idade da frota. É o que comprova laudo pericial realizado pelo engenheiro e professor Daniel Anijar de Matos, mestre e doutor em Engenharia de Tráfego.

O estudo foi contratado e pago pelo gabinete do vereador Vinícius Siqueira (PSL) e já é de conhecimento do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul. Além disso, deve servir de base para ação civil pública, segundo o parlamentar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados