Títulos cancelados em MS correspondem aos votos de 21 municípios
O número de títulos de eleitor que receberam comando de cancelamento pelo não comparecimento ao cadastramento biométrico obrigatório em Mato Grosso do Sul é equivalente ao eleitorado de 21 municípios do Estado. Dados do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) mostram que, até o momento, 118.385 mil eleitores ficarão sem votar nas próximas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O número de títulos de eleitor que receberam comando de cancelamento pelo não comparecimento ao cadastramento biométrico obrigatório em Mato Grosso do Sul é equivalente ao eleitorado de 21 municípios do Estado. Dados do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) mostram que, até o momento, 118.385 mil eleitores ficarão sem votar nas próximas eleições se não regularizarem a situação.
Reportagem do Jornal Midiamax adiantou que o cancelamento de milhares de títulos nas 31 cidades que já passaram por revisão de eleitorado pode gerar corrida de eleitores impedidos de votar em 2020. Isso porque nas últimas eleições municipais, mesmo sem biometria era possível votar normalmente em locais que não haviam passado pelo cadastramento obrigatório.
Naquela ocasião, apenas nove cidades de MS haviam sido submetidas à revisão. Já até outubro de 2018, a previsão é que 38 municípios realizem o cadastramento de eleitores. A suspensão ocorre como penalidade pelo não comparecimento para atualização de dados junto à Justiça Eleitoral.
Somente em Três Lagoas, na última semana, a juíza eleitoral Aline Beatriz de Oliveira Lacerda, titular da 9ª zona eleitoral, determinou o cancelamento de 19.791 mil títulos de eleitores que não compareceram ao processo de cadastramento biométrico obrigatório. O número corresponde a 23,7% do eleitorado total do município.
Até o momento, 118.385 estão impedidos de votar nas próximas eleições. O número corresponde ao eleitorado de pelo menos 21 dos menores municípios do Estado e pode continuar subindo conforme a revisão eleitoral com biometria avançar.
A comparação levou em conta o eleitorado dos municípios de: Angélica (8.197 eleitores), Alcinópolis (2.932), Anaurilândia (5.297), Antônio João (7.310), Aral Moreira (6.472, Bandeirantes (5.852, Batayporã (8.123, Bodoquena (6.486), Brasilândia (9.288), Caracol (4.369, Corguinho (3.594), Eldorado (8.698), Vicentina (5.438), Taquarussu (3.079), Selvíria (5.136), Paraíso das Águas (3.627), Novo Horizonte do Sul (3.732), Laguna Carapã (4.490), Jateí (3.886), Juti (5.127) e Japorã (5.531). Confira os dados do eleitorado dos demais municípios de MS clicando aqui.
A medida de cancelamento do título é tomada quando termina o prazo para comparecimento nos cartórios eleitorais e é direcionada à suspensão dos documentos pertencentes aos eleitores que não compareceram. Para regularizar, é preciso comparecer ao cartório eleitoral e ser cadastrado para biometria, antes do prazo estabelecido pela legislação. O calendário eleitoral de 2018 ainda não foi divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Notícias mais lidas agora
- Menina é levada para UPA e mãe descobre que criança foi estuprada em Campo Grande
- Jovem é atropelada e morre ao ser arrastada por 40 metros na BR-163 em MS
- Dono de conveniência famosa na Calógeras é preso por vender mercadoria furtada a partir de golpe
- Bebê de dois meses morre vítima de Covid-19 em Campo Grande
Últimas Notícias
Estadual Feminino tem Comercial jogando nas Moreninhas neste sábado
As Coloradas recebem a equipe do São Gabriel às 15 horas, no Estádio Jacques da Luz
Biden liga para Lula e confirma vinda ao Rio para Cúpula do G20
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou na tarde desta quinta-feira (7), por telefone, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ligação durou cerca de 30 minutos, informou o Palácio do Planalto. A iniciativa da conversa foi do norte-americano, que confirmou sua vinda para Cúpula de Líderes do G20, nos dias 18…
Sérgio Brizola é procurado pela polícia por feminicídio de Simone
O pai de Simone foi quem encontrou a filha morta com um tiro na cabeça
Venda de veículos automotores tem alta de 16,4% no acumulado de 2024
O segmento de automóveis e comerciais leves foi responsável pela venda de 1,9 milhões de unidades
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.