Pular para o conteúdo
Política

Emenda dá três meses para PEC de Reinaldo que muda aposentadoria dos servidores entrar em vigor

O deputado estadual Coronel David (PSL) apresentou emenda modificativa na PEC (Projeto de Emenda à Constituição) da Previdência, apresentada pelo governo estadual, nesta semana na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), dando prazo de 90 dias para, se aprovada, entrar em vigor. Na proposta em tramitação na Casa de Leis, a lei entra […]
Arquivo -
Governador de Mato Grosso do Sul
Governador de Mato Grosso do Sul

O deputado estadual (PSL) apresentou emenda modificativa na PEC (Projeto de Emenda à Constituição) da Previdência, apresentada pelo governo estadual, nesta semana na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), dando prazo de 90 dias para, se aprovada, entrar em vigor. Na proposta em tramitação na Casa de Leis, a lei entra em vigor após a data da publicação, em Diário Oficial.

A justificativa do deputado para apresentação da emenda, é para que nenhum servidor público estadual, seja pego de surpresa às novas regras. Ainda segundo a assessoria jurídica do parlamentar, a emenda deve contribuir para o servidor que vai se aposentar, ter tempo de se organizar e o servidor que ficar no lugar ter tempo de estudar e se readaptar às novas condições.

A emenda precisa passar pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), junto com a PEC. Se aprovada, o projeto é votado junto com a emenda.

A reportagem do Jornal Midiamax conversou com alguns deputados na quinta-feira (29), e a princípio, nenhum deles planeja apresentar emenda, pois alegam, que o texto é cópia da PEC do e aprovada no Senado.

PEC

A PEC traz uma série de alterações nas regras para aposentadoria dos servidores do Executivo, Legislativo, Judiciário e membros do Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria junto com seus respectivos pensionistas.

As mudanças alteram as regras de concessão do benefício, fixação do valor e condições de acumulação, além de detalhes sobre pensões e reajustes de inativos. Dentre as principais, aumenta a idade para aposentadoria compulsória para 75 anos e altera o tempo de contribuição. Mudam também os requisitos para aposentadoria voluntária.

Atualmente, a Constituição de MS prevê que o servidor se aposente com proventos integrais aos 30 anos de serviços para mulher e 35 para o homem, sem idade mínima. Com a proposta do governador (PSDB), o cálculo somará idade e tempo de contribuição com mínimo de 57 anos para mulheres e 62 para os homens. As mudanças atingem quem for se aposentar a partir de 2022, com regras de transição de acordo com o ingresso no serviço público. Grande parte dos ajustes enquadra os servidores na regra geral do sistema previdenciário.

Assim como na legislação nacional, professores, militares e agentes penitenciários terão direito a regras de transição diferenciadas, de acordo com o ingresso no serviço público. Nesses casos, os maiores afetados serão aqueles que iniciaram atividades a partir de 2004, que terão proventos calculados no máximo até 60% da média de todos os salários. Antes da PEC da Previdência, era possível excluir até 20% dos menores vencimentos. Com o fim dessa possibilidade, os salários mais baixos contribuirão para baixar a média da aposentadoria.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moraes prorroga inquérito que investiga Eduardo Bolsonaro

Campo Grande adere a ato nacional e terá protesto pela taxação dos super-ricos e fim da escala 6×1

Plantão de multivacinação acontece em shopping da Capital neste fim de semana

‘Deixou boas lembranças’: escola homenageia jovem que morreu em acidente na BR-060

Notícias mais lidas agora

Adriane proíbe gastos acima da inflação e prepara Campo Grande para novas obras

‘Era alegria da casa’, diz tio de menino de 11 anos encontrado morto em MS

malebolge prefeito operação

Ao STF, juiz diz não ter acesso a provas usadas pelo MPMS em denúncia por corrupção

Mãe e padrasto são presos suspeitos de matar criança de 2 anos no RJ

Últimas Notícias

Política

Vereadores aprovam corte de gastos proposto pela prefeita Adriane Lopes

Proposta da Prefeitura é reequilibrar as contas para obter financiamento para obras estruturantes

Mundo

Ministro das Relações Exteriores do Irã afirma que EUA podem retomar diplomacia

Em texto, ministro afirmou que os recentes ataques abalaram a diplomacia, mas que está à disposição para conversar

Polícia

‘Pra sempre sua princesinha’: carta marca despedida de filha de rapaz executado em tabacaria

Lucas foi executado com pelo menos 15 tiros na madrugada de segunda-feira (7); suspeito ainda não foi localizado

Brasil

PF investiga ação criminosa voltada ao contrabando de imigrantes

Em 2024 foram identificados ao menos trezentas entradas irregulares de imigrantes