Assembleia cria comissão para acompanhar barragens em Corumbá
A Assembleia Legislativa criou uma comissão para acompanhar a situação das barragens de mineradoras localizadas no Pantanal sul-mato-grossense, em Corumbá, a 429 km de Campo Grande. Segundo o deputado Evander Vendramini (PP), a comissão foi criada na tarde da terça-feira (2) e pediu que a ANM (Agência Nacional de Mineração) esclareça questões sobre as barragens […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Assembleia Legislativa criou uma comissão para acompanhar a situação das barragens de mineradoras localizadas no Pantanal sul-mato-grossense, em Corumbá, a 429 km de Campo Grande. Segundo o deputado Evander Vendramini (PP), a comissão foi criada na tarde da terça-feira (2) e pediu que a ANM (Agência Nacional de Mineração) esclareça questões sobre as barragens em MS.
O deputado destaca que o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) fez um relatório sobre as barragens no estado, mas aponta que o instituto não possui técnicos específicos para barragens. Evander afirma que a comissão pediu que o presidente da ANM venha à Assembleia Legislativa esclarecer o que a agência faz para evitar que desastres como o de Mariana (MG) e Brumadinho (MG) aconteçam na região do Pantanal.
Segundo Evander, a ANM é a única agência que tem material e técnicos específicos para analisar a situação das barragens. Corumbá tem duas barragens como a de Brumadinho, as chamadas a montante, que são das mineradoras Vale e Vetorial.
Ele aponta que a barragem da Vale é bem cuidada e tem medidas de precaução, proteção e medição. Entretanto, na barragem da Vetorial, onde foi encontrada infiltração, não há tantos mecanismos de proteção e monitoramento.
Barragens a montante
Vale lembrar que em fevereiro o MME (Ministério de Minas e Energia) definiu medidas de precaução de novos acidentes com barragens. A medida inclui a extinção ou descaracterização de barragens chamadas ‘a montante’. De 84 barragens desta modalidade no país, duas estão em Mato Grosso do Sul.
De acordo com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o estado tem dois empreendimentos de mineração com barragens de rejeitos da modalidade ‘a montante’: da Corumbaense Mineração e a Vetorial Mineração (Mina Laís), ambas na região do Pantanal sul-mato-grossense.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.