Deputados falam em ‘evitar injustiças’ e conselho deve acompanhar repasse de ICMS aos municípios
Assembleia Legislativa vai acompanhar a distribuição de fatias do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) aos municípios. Durante a sessão desta quinta-feira (22), deputados falaram sobre a importância do montante para as cidades e alertaram sobre o risco de ‘injustiças’ na repartição dos recursos pelo Governo Estadual. Deputado Amarildo Cruz (PT), representant…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Assembleia Legislativa vai acompanhar a distribuição de fatias do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) aos municípios. Durante a sessão desta quinta-feira (22), deputados falaram sobre a importância do montante para as cidades e alertaram sobre o risco de ‘injustiças’ na repartição dos recursos pelo Governo Estadual.
Deputado Amarildo Cruz (PT), representante da Casa no conselho formado, ainda, pela Sefaz (Secretaria de Fazenda) e Assomasul (Associação dos Municípios), afirmou que houve atraso na divulgação do índice provisório e que isso poderia prejudicar a votação orçamentária dos municípios.
“Ano passado houve um problema sério, pois dos 79 municípios de MS, 75 recorreram do índice provisório, porque o critério não era justo, não era correto. O Estado fez uma revisão acolhendo os recursos e isso representa que algo errado ocorreu na hora de fazer esse índice. Percebemos que entre o índice provisório e o definitivo houve mudanças que acabaram beneficiando os municípios maiores”, disse.
O índice citado pelo parlamentar considera, em cada cidade, área territorial, número de habitantes, áreas indígenas, reservas ambientais, além do valor agregado. “Queremos fazer um acompanhamento e fazer com que os índices sejam aplicados de forma correta”.
Presidente da Casa, Junior Mochi (MDB) fez coro a Amarildo e reforçou que os recursos oriundos do ICMS são fundamentais para as contas municipais. “A grande maioria das cidades tem no ICMS a principal fonte de receita, cada vírgula interfere no correto desenvolvimento das políticas públicas do município”, diz.
“O índice para 2019 já está atrasado, pois o provisório deveria ser divulgado até 30 de junho. Por isso é importante que a Assembleia participe do conselho, porque depois esses problemas acabam vindo para cá”.
Notícias mais lidas agora
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Últimas Notícias
Chefe desiste de festa de fim de ano do gabinete após descobrir ‘rachadinha na rachadinha’
Assessor espertalhão supostamente ficava com uma parte da propina do chefe e quase melou festa de fim de ano em gabinete de político
Fuzileiros ocupam entorno de hospital onde médica foi morta no Rio
Geriatra Gisele Mendes de Souza e Mello foi vítima de bala perdida
Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
Casos aconteceram entre outubro e dezembro e seguem em investigação
Após oito dias, Andressa Urach anuncia término com ator pornô: “Sou intensa”
Antes do término, Andressa Urach e Cassiano França chegaram a tatuar seus respectivos nomes no corpo; entenda o que aconteceu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.