Vereador mais votado nega irregularidades nas doações oficiais
Doadores não teriam declarado renda
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Doadores não teriam declarado renda
Após a Justiça Eleitoral ter encontrado indícios de irregularidades nas contas prestadas pelo vereador eleito com maior número de votos na Capital, o policial federal André Salineiro (PSDB), ele emitiu nota e disse que suas doações foram todas feitas dentro dos parâmetros legais.
“Diante das matérias veiculadas nestes últimos dias em alguns meios de comunicação, relacionadas aos procedimentos adotados pela Justiça Eleitoral em relação a alguns doadores da minha Campanha a Vereador, esclareço que esta foi realizada integralmente dentro dos parâmetros legais, tendo todas as doações e despesas devidamente declaradas e registradas conforme determinação do TSE e TRE-MS”, disse em nota.
O juiz eleitoral Wilson Leite Corrêa determinou a notificação de 13 pessoas que fizeram doações à campanha do tucano e todos têm 72h para apresentarem manifestação. De acordo com a decisão, três doadores não possuem renda declarada no período que antecedeu a doação, sendo assim eles têm que comprovar a origem dos valores, inclusive, com extratos bancários para tanto, sob as penas do art. 347 do Código Eleitoral. Outros dois nomes podem ter extrapolado o limite de doação legal.
“Situação que podem inclusive, configurar abuso de poder econômico”, diz a decisão. Por isso, o magistrado pediu à Secretaria da Receita Federal o valor dos rendimentos dos doadores em questão no ano-calendário 2015. Eles também serão notificados.
Outras nove pessoas, também suspeitas de terem doado de forma irregular, “terão que apresentar provas em 72h para comprovar a origem dos valores, inclusive, com extratos bancários para tanto, sob as penas do art. 347 do Código Eleitoral”.
Ainda de acordo com Salineiro, o procedimento adotado não é exclusivo a ele e está a disposição para os esclarecimentos. “Também se verifica outros candidatos participantes do pleito que se encerrou. Enfatizo que sou a favor de qualquer fiscalização que venha coibir eventuais irregularidades praticadas e que prestaremos todos os esclarecimentos que forem solicitados pela Justiça Eleitoral nos respectivos prazos legais”.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Casa Arauco será inaugurada em Inocência para aproximação com a comunidade local
Espaço foca na sustentabilidade e será inaugurado na próxima terça-feira (17)
Presidente Lula vai passar por novo procedimento na cabeça nesta quinta-feira, diz hospital
Procedimento será realizado para interromper o fluxo de sangue em uma região do cérebro e evitar novos sangramentos
Cadeirante é agredido com pedaço de cano pela ex-mulher em Campo Grande
Vítima foi atingida na coluna, região onde passou por cirurgia recentemente, e socorrida pelos Bombeiros
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.