Homens são maioria das vítimas em mortes violentas e acidentes em Mato Grosso do Sul
Os homens adultos compõem mais da metade das vítimas de homicídio doloso no Estado
Renata Portela –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em 2023, Mato Grosso do Sul teve 107 vítimas de homicídio doloso, sendo a grande maioria homens adultos. Dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) indicam que o perfil também se assemelha em casos de mortes violentas ou em acidentes de trânsito.
Conforme os dados disponibilizados no site da Sejusp, foram 109 vítimas de homicídio no Estado, de 1º de janeiro a 30 de março. Destas, 95 são homens, 12 mulheres e duas vítimas não tiveram o sexo informado.
As vítimas de feminicídio em 2023 são 5. Já nos casos de lesão corporal seguida de morte foram dois registros, ambos homens. Também no crime de latrocínio, as quatro vítimas são homens.
Ainda nas mortes em confronto com policiais, 28 homens foram vítimas, contra uma mulher e uma pessoa que não teve o sexo informado. O perfil não muda muito em casos de acidente de trânsito com morte.
Nesses casos, foram 47 homens que morreram vítimas de acidentes e 28 mulheres. Ainda nas tentativas de homicídio, 194 vítimas são homens, contra 44 mulheres.
Ainda nas mortes a esclarecer, sem indício de crime, também são maioria os homens, num total de 229. Já mulheres são 66.
Idades das vítimas
O sistema da Sejusp também traça o perfil das vítimas dos crimes registrados por idade. As vítimas de homicídio em 2023 são, em maioria, adultos, totalizando 57. Também há 34 jovens, 8 idosos, 5 adolescentes e 3 crianças.
Das lesões seguidas de morte, as vítimas são um homem adulto e um adolescente. Já nas mortes no trânsito, 38 pessoas são vítimas adultas, 15 jovens, 9 idosos e 5 crianças.
As vítimas de latrocínio são dois homens adultos e dois idosos. Enquanto isso, as mortes em confronto policial são 14 jovens, 13 adultos, um idoso e um adolescente.
Na tentativa de homicídio, a maioria das vítimas também são adultas, 121. Também há 61 vítimas jovens, 5 adolescentes, 3 idosos e 2 crianças.
Mortes recentes
No dia 28 de março, Luiz Carlos Sanchini foi encontrado morto em um terreno no Jardim Imá, em Campo Grande. O caso é investigado e pode se tratar de um latrocínio.
A vítima estava apenas de cueca, com os pés amarrados. Inicialmente foi feito registro do caso como homicídio, pela constatação da morte violenta.
Outro caso de repercussão, em 8 de março, foi a morte de Danilo de Jesus Santos, de 29 anos. Ele foi assassinado na saída de uma boate, por um rapaz conhecido como ‘Maranhão’.
O acusado está preso e foi denunciado por homicídio triplamente qualificado. Dias antes, em 5 de março, Renan de Carmo, de 23 anos, foi executado no Jardim das Macaúbas.
O jovem foi morto com 16 tiros e deixou esposa, que está grávida. Dois homens em uma motocicleta teriam feito os disparos contra a vítima e o caso está em investigação como homicídio doloso.
Na mesma noite, Victor Mergareno, de 18 anos, foi assassinado também por dois homens em uma moto preta. Ele foi assassinado a tiros na Nhanhá.
Notícias mais lidas agora
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Últimas Notícias
Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Famosa nas redes sociais, mulher faz cirurgias na cadeira de dentista já deixou várias clientes com sequelas em MS
Uma a cada cinco pessoas no Brasil mora de aluguel
Pessoas que vivem sozinhas ocupam maioria dos domicílios alugados
Campo Grande institui selo que incentiva proteção e bem-estar animal em condomínios
Para obter o selo, os condomínios devem atender aos critérios de segurança, higiene, lazer e adoção responsável de animais
Crack e R$ 35 mil: Polícia fecha ‘boca de fumo’ em Eldorado e prende três
Na casa ainda tinha materiais para preparo da droga, quatro aparelhos celulares e caderno com anotações
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.