A nova sede do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) foi entregue nesta quarta-feira (21) em Dourados, cidade a 225 km de Campo Grande após dois anos de obras. Foram mais de R$ 5 milhões de recursos investidos em 1.434 metros quadrados de área construída que inclui heliponto, auditório, alojamentos, salas de aula, cozinha, refeitório e ambientes administrativos. Há ainda salas de logísticas, inteligência, investigação e cartórios, entre outras.

A estrutura, que fica na Marginal Guaicurus, no prolongamento da Rua Coronel Ponciano, abrigará os setores administrativos e operacionais do DOF e da Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), além de uma base da CGPA (Coordenadoria Geral de Patrulhamento Aéreo) que dará suporte a aeronave que fará o policiamento.

No evento, o Governador Reinaldo Azambuja lembrou que o DOF completa este ano 35 anos. “O DOF é resultado também para o Brasil. É o maior trabalho das fronteiras do Brasil em combate à criminalidade e entorpecentes. Agora com casa própria vão trabalhar pela segurança da fronteira e da cidade”, disse.

(Foto: Marcos Morandi/Midiamax)

Helicóptero milionário

O helicóptero, modelo esquilo, de R$ 32 milhões, equipado com ponto de calor onde a noite pode identificar suspeitos dentro e fora de matas, é uma das mais modernas no segmento da aviação e possui autonomia de voo de 800 quilômetros, além de capacidade para até seis passageiros e mais dois tripulantes. Há ainda farol de busca para ações noturnas e ainda conta com outros equipamentos para resgate aeromédico, caso seja necessário.

Homenagem

Denominada “Coronel Adib Massad” em homenagem a um dos policiais pioneiros de Mato Grosso do Sul, que foi diretor do Departamento e faleceu em março do ano passado, aos 91 anos de idade.