Agentes facilitam fuga de 75 membros do PCC de presídio e são denunciados
O Ministério Público do Paraguai ofereceu denúncia contra os 29 carcereiros, que teriam facilitado a fuga de 75 membros do PCC (Primeiro Comando da Capital) do Presídio de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia de divisa com Mato Grosso do Sul. A fuga ocorreu na manhã do dia 19 de janeiro de 2020. Dos presos que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Ministério Público do Paraguai ofereceu denúncia contra os 29 carcereiros, que teriam facilitado a fuga de 75 membros do PCC (Primeiro Comando da Capital) do Presídio de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia de divisa com Mato Grosso do Sul. A fuga ocorreu na manhã do dia 19 de janeiro de 2020. Dos presos que fugiram, 40 seriam brasileiros e 35 paraguaios. A maior parte dos fugitivos brasileiros saíram pela porta da frente da unidade.
O relatório dos promotores com oferecimento da denúncia neste sábado (27), aponta que os agentes, além de ajudarem na fuga, se associaram ao bando e também prejudicaram a ação da polícia durante a tentativa de captura. Um dos carcereiros que não estava na unidade no dia da fuga, relatou ao site Uol que havia constantes ameaças contra os agentes por parte de presos brasileiros.
Durante a investigação da Polícia Nacional, os guardas apontados por terem facilitado a fuga, foram presos, incluindo o ex-diretor do presídio, Cristian González e o ex-chefe de segurança do presídio, Arnaldo Matias Báez Torrez. No entanto, foram libertados em agosto do ano passado. A investigação da polícia paraguaia aponta que o custo da fuga seria de mais de R$ 6 milhões, para pagar os agentes e orçar com a logística do plano de fuga.
Fuga
Na madrugada do dia 19 de janeiro de 2020, um domingo, 75 detentos do Presídio de Pedro Juan Caballero fugiram após escavarem um túnel que ligaria o Pavilhão B até a área externa. A princípio todos os detentos eram membros do PCC e apenas um não teria conseguido escapar.
O Ministério Público do Paraguai assegurou que o bando construiu túnel da fuga em sete dias e levou aproximadamente três horas para escapar. Em uma das celas do presídio foram encontrados 200 sacos com areia do túnel escavado.
Dos presos que fugiram, 40 seriam brasileiros e 35 paraguaios. A maior parte dos fugitivos brasileiros saíram pela porta da frente da prisão e não utilizando o túnel.
Notícias mais lidas agora
- Delegado e investigadores são afastados após busca e apreensão sem mandado em hotel de MS
- Comparsa de ‘Neguinho do CV’ é preso em casa de distribuição de drogas no Aero Rancho
- ‘Pode bater’: Promotora mostra conversas em que Stephanie ria ao mandar Christian agredir Sophia
- Morte de Sophia fica em 2º plano e defesa tenta justificar omissão de mãe citando violência doméstica
Últimas Notícias
Vera Viel polemiza após demissão de Rodrigo Faro da Record: “Outra maior”
Após Rodrigo Faro anunciar saída da Record, Vera Viel causou polêmica nas redes sociais com uma declaração inesperada; entenda
Panamá ingressa no Mercosul como estado associado
Firmado acordo de livre comércio para reduzir tarifas de exportação
Dourados está entre as cidades que registraram mortes por dengue em MS nos últimos dias
Boletim epidemiológico relata 16.125 casos confirmados de dengue em 2024
VÍDEO: Furto de fios no Parati deixa moradores revoltados em Campo Grande
Bairro já ficou vários dias sem internet por causa dos furtos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.