Durante fiscalização na BR-262 neste fim de semana, agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) prenderam homens que transportavam macaco-prego enjaulado de São Paulo a Mato Grosso do Sul. O flagrante ocorreu na manhã de sábado (18) em Terenos.

Na ocasião, a equipe parou um veículo Land Rover, conduzido por um homem. Ao checar o automóvel, os agentes viram uma gaiola para transporte de animal.

Com isso, os suspeitos que estavam no veículo relataram que se tratava de um macaco-prego. Assim, ao conferirem a documentação, os policiais não encontraram autorização de transporte emitida pelo Ibama.

Também não foi localizada a Guia de Trânsito Animal, que é o documento que atesta a regularidade sanitária do animal.

Além disso, o Certificado de Origem apresentado pelos ocupantes do veículo possuía irregularidades que apontavam para a falsidade do documento.

Então, quando questionado, o condutor afirmou que foi contratado para transportar o animal de São Paulo para Corumbá (MS). Os envolvidos foram encaminhados à Polícia Federal de Campo Grande e o animal foi levado para o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).