O Harpia 01, do GPA (Grupamento de Policiamento Aéreo) da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, está na região de Guaíra (PR), cidade vizinha do município sul-mato-grossense de , para auxiliar em operação de busca por um militar do Exército Brasileiro que desapareceu no rio Paraná, após acidente com embarcação clandestina.

A vítima, que tem 20 anos, é lotada na 15ª Companhia de Infantaria Motorizada e mora em Marechal Cândido Rondon (PR), fazia patrulhamento fluvial em uma lancha da com mais dois colegas, quando eles foram atingidos por uma embarcação clandestina lotada de drogas que fugiu do local.

Os colegas do rapaz se feriram, mas foram socorridos. Ele não teve a mesma sorte e é dado como . De acordo com o GPA, como o local é de difícil acesso e a vítima pode ter sido levada pela correnteza, aeronaves como o Harpia 01 são imprescindíveis nas buscas, pois ampliam a área de cobertura. Do alto, os policiais têm melhor visibilidade, o que aumenta as chances de sucesso.

Ao todo, foram deslocados dois pilotos, dois tripulantes operacionais, um mecânico e um caminhão para abastecimento. Participam também o Exército, a Marinha, a Polícia Federal, Batalhão de Polícia de Fronteira e três helicópteros da Polícia Federal de Brasília (DF).