Carlos Batista Lima, de 28 anos conhecido como ‘Macaco’ acusado da morte do policial civil Joel Benites da Silva, de 53 anos, que foi assassinado na última quinta-feira (20), em uma tentativa de , na região sudoeste de , quando chegava na casa de sua filha, recebeu alta da Santa Casa. O assassino estava internado sob escolta policial.

A alta foi concedida nesta manhã de quarta-feira (26) e Carlos será encaminhado para uma cela de delegacia e nesta quinta-feira (27) deve ser feito o pedido de vaga para a . Matheus, comparsa de ‘Macaco’, já está preso e acusou Carlos de ter dados os tiros que mataram o policial. O crime teria sido combinado pelos dois em uma conveniência, na região do Coophavila.

Matheus havia ido no local para comprar cigarros e acabou encontrando com Carlos, com que havia cumprido pena em 2017 no Ptran (Presídio de Trânsito de Campo Grande). Carlos estava em liberdade condicional desde o dia 3 de julho.

Plano de roubo

Matheus contou que tinha ido até a casa de um amigo na tarde de quinta (20), onde bebeu e fumou maconha, sendo que deixou o local e foi até uma conveniência, na região do Coophavila para comprar cigarros e acabou encontrando com Carlos, com que havia cumprido pena em 2017 no Ptran (Presídio de Trânsito de Campo Grande).

Lá, Carlos conhecido como ‘macaco’ mostrou a ele uma e o convidou para fazer assaltos a pedestres ou motoristas para roubar carros. Os dois, então, saíram do local e foram procurar vítimas, momento em que se depararam com Joel descendo do carro. Eles anunciaram o assalto, mas o policial acabou revidando e atirando contra os bandidos acertando Carlos.

Tentativa de assalto que terminou em morte

Como não conseguiram roubar o carro de Joel, os dois fugiram, mas logo em seguida acabaram presos pela polícia. Carlos foi levado para a Santa Casa e está internado sob escolta. Já Matheus confessou ter participado do crime, mas afirmou que quem atirou foi ‘macaco’.  Em um vídeo gravado quando da sua prisão, Matheus coloca a culpa pelos tiros em Carlos. No vídeo ele diz, “o guri que estava armado, senhor” Matheus.

Os dois já têm passagens. Matheus tem passagem por tráfico, associação ao tráfico, receptação culposa e . Já Carlos por roubo qualificado, , roubo majorado, evasão de local de custódia, furto qualificado e injúria.

Na sexta-feira (21), amigos e familiares de Joel se despediram do policial em seu funeral.  Viaturas do GOI, com sirenes ligadas fizeram uma salva a Joel, que vai ser sepultado no cemitério Memorial Park, em Campo Grande.

Nas redes sociais, amigos prestaram as homenagens ao policial, “um amigo fiel e para toda hora, foram tantas operações, com este chefe de equipe que eram sempre finalizadas na padaria onde ele tinha de encerrar com um sorriso no rosto!”, diz uma publicação feita pela delegada Medina.