Operação Omertà: guardas municipais presos são afastados e perdem armas
A Sesdes (Secretaria Especial de Segurança de Segurança e Defesa Social) afastou os quatro guardas municipais presos na Operação Omertà, que investiga o envolvimento deles em uma organização criminosa de milícia armada, supostamente chefiada pelos empresários Jamil Name e Jamil Name Filho. O afastamento de Alcinei Arantes da Silva, 35 anos, Igor Cunha de Souza, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Sesdes (Secretaria Especial de Segurança de Segurança e Defesa Social) afastou os quatro guardas municipais presos na Operação Omertà, que investiga o envolvimento deles em uma organização criminosa de milícia armada, supostamente chefiada pelos empresários Jamil Name e Jamil Name Filho.
O afastamento de Alcinei Arantes da Silva, 35 anos, Igor Cunha de Souza, 31, Rafael Carmo Peixoto Ribeiro de 36 anos e Eronaldo Vieira da Silva, 39 anos, foi divulgado pelo secretário Valério Azambuja, em coletiva com a imprensa na tarde desta quarta-feira (2), após receber do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) a formalização da prisão dos guardas municipais.
“Determinamos o afastamento preventivo por 60 dias e a suspensão do porte de arma de dois deles”, afirmou o secretário. Valério também ressaltou que a Corregedoria deve instaurar procedimento administrativo disciplinar para apurar a conduta e participação deles nos crimes.
“Após esse período de afastamento, vamos homologar e entregar para o prefeito que vai definir as medidas tomadas nesse caso”, disse Valério. As medidas vão desde uma suspensão até a demissão.
Sobre a Operação Omertà, Valério Azambuja disse que não admitirá envolvimento de servidores em crimes. “Temos mais de 1100 guardas e o fato de meia dúzia estar envolvida não pode manchar os nomes dos demais. Não vamos admitir em hipótese alguma o envolvimento de servidores nesse tipo de crime”, finalizou.
Operação Omertà
O Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) e o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), com apoio dos Batalhões de Choque e o Bope (Batalhão de Operações Especiais) da Polícia Militar, cumpriram mandados de prisão preventiva, prisão temporária e 21 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Campo Grande e Bonito.
A ação levou a prisão de policiais civis, guardas municipais, policial federal e até militar do Exército, suspeitos de integrarem uma organização criminosa voltada à prática dos crimes de milícia armada, porte ilegal de armas de fogo de uso restrito, homicídio, corrupção ativa e passiva, entre outros crimes.
As investigações do Gaeco tiveram início em abril deste ano, com o objetivo de apoiar as investigações dos homicídios de Ilson Martins Figueiredo, Orlando da Silva Fernandes e Matheus Coutinho Xavier, conduzidas pelo Garras.
Notícias mais lidas agora
- Morto em acidente entre caminhonete e carreta na MS-306 era gerente de fazendas
- Professor que chamou alunos de ‘pobres’ já teria assediado menina em troca de nota alta na prova
- VÍDEO: Motorista escapa de ser atingido por árvore em Campo Grande por 10 segundos
- Menina é levada para UPA e mãe descobre que criança foi estuprada em Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar avança 1% com exterior e fiscal no radar, mas recua mais de 2% na semana
O dia foi marcado por tombo das commodities
Homem é condenado a 15 anos em regime fechado por tentar matar companheira durante ‘roleta-russa’
A vítima havia se recusado a participar da ‘brincadeira’, mas acabou sofrendo um disparo
UFMS promove audiências públicas em Aquidauana e na Cidade Universitária
Audiências públicas voltadas à elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2030
TCE-MS pede informações sobre inscrições de servidores da Prefeitura em seminário
Senacop 2024, realizado em Campo Grande, visa a qualificar pessoal sobre mudanças em licitações públicas. Tribunal quer informações como a relação de inscritos no evento
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.