Pular para o conteúdo
Polícia

‘Máfia dos Cigarreiros’: Cabo da PM condenado por corrupção vai para reserva remunerada

Condenado por corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro, o cabo Aparecido Cristiano Fialho foi transferido para a reserva remunerada da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. A portaria que oficializa a mudança foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (29). A transferência foi um pedido de Aparecido Cristiano e foi […]
Arquivo -

Condenado por corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro, o cabo Aparecido Cristiano Fialho foi transferido para a reserva remunerada da de Mato Grosso do Sul. A portaria que oficializa a mudança foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (29).

A transferência foi um pedido de Aparecido Cristiano e foi assinada pelo diretor-presidente da (Agência De Previdência Social), Jorge Oliveira Martins, na segunda (28). O cabo da PM vai ter salário proporcional com paridade. Em dezembro de 2018, ele teve remuneração bruta de R$ 5.317,58, de acordo com o Portal da Transparência do Governo do Estado.

Atualmente, Aparecido Cristiano está detido no Presídio Militar em e será alvo de procedimento administrativo que pode resultar em sua expulsão da corporação, por ter sido condenado a 15 anos e 4 meses de prisão, após as investigações da Operação Oiketikus desencadeada pelo (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) do Ministério Público Estadual.

A operação investigou esquema criminoso integrado por policiais que facilitavam o contrabando de cigarros, a chamada ‘máfia cigarreira’.

Outros sete policiais militares presos durante a Oiketikus também foram condenados: Lisberto Sebastião de Lima, Elvio Barbosa Romeiro, Vandison de Pinho, Ivan Edemilson Cabanhe e Erik dos Santos Osuna, condenados pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa, e  Angelúcio Recalde Paniagua e Jhondnei Aguilera, condenados pelos mesmos crimes, mas agravados pelo fato de que, para a Justiça, a dupla exercia o comando do esquema criminoso. Somadas, as penas ultrapassam 80 anos de prisão que, de início, deverão ser cumpridas em regime fechado.

Além destes, foram condenados os tenentes-coronéis Admilson Cristaldo e Luciano Espíndola da Silva e o major Oscar Leite Ribeiro, apontados também como líderes do esquema de corrupção da Máfia do Cigarro.

Admilson Cristaldo Barbosa recebeu a sentença de sete anos, um mês e dez dias pelos crimes de corrupção passiva e incontinuidade delitiva, durante os anos de 2016 a 2018. Luciano Espíndola da Silva foi condenado pelos mesmos crimes e também pegou sete anos, um mês e dez dias de prisão. Os dois responderão em regime fechado e não poderão apelar da sentença em liberdade.

‘Máfia dos Cigarreiros': Cabo da PM condenado por corrupção vai para reserva remunerada
Policial vai passar a receber pela Ageprev. (Foto: Divulgação / Governo do Estado)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PSG derrota Real Madrid e avança para final da Copa do Mundo de Clubes

Homem que assassinou colega de trabalho por destruir plantação é preso nove anos após o crime

Rapaz com prótese acusa médicos do Detran-MS de capacitismo: ‘Vai dirigir com o nariz?’

Trump anuncia tarifas de 50% para o Brasil

Notícias mais lidas agora

Fiscalização vai fazer ‘batida’ na JBS para verificar acordo após flagra em Campo Grande

bebê

Bebê morre após ser estuprada e pai vai preso ao confessar o crime em MS

MPMS se cala sobre acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

Com comidas típicas e atrações musicais, arraiá da Aspra-MS acontece neste sábado em Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Regis Pitbull, ex-Corinthians, é preso após ser considerado foragido

Ex-atleta foi preso durante patrulhamento da PM para o cumprimento de mandados de prisão

Política

‘Autoritário e desiquilibrado’, diz Dagoberto sobre decisão de Trump tarifar Brasil em 50%

O anúncio do presidente americano foi feito nesta quarta-feira

Famosos

‘Preocupando a mãe’: Luciano Huck leva Benício para mergulho com tubarões e Angélica reage

Apresentador publicou vídeo em que mergulha ao lado do filho em meio aos tubarões

Le Blog Maria Antonia

Kim Kardashian desfila em alta-costura da Balenciaga com brincos de Elizabeth Taylor

Nesta quarta-feira (09), Demna Gvasalia se despediu da direção criativa da Balenciaga, durante a semana de alta-costura em Paris. Para seu último desfile à frente da etiqueta, o estilista convidou Kim Kardashian para uma aparição especial. A empresária surgiu na passarela a bordo de um look que fazia homenagem a Elizabeth Taylor e usando brincos … Continued