As 11 carretas apreendidas nesta sexta-feira (15), em , carregadas com aproximadamente 11 milhões de maços de cigarros- 1 milhão em cada carreta- foi resultado de um cerco feito pela no município.

Em coletiva de imprensa, o delegado da Polícia Federal Luciano Flores de Lima disse que nesta sexta (15) os agentes estavam em diligências na região quando flagraram quatro caminhões estacionados no centro de Ivinhema em atitude suspeita.

Ao identificarem que se tratava de contrabando de cigarros foi dada a ordem para fazer um cerco na cidade. Todas as as saídas do município foram fechadas e mais sete carretas foram localizadas em outros pontos.

Nos caminhões foram encontrado maços de cigarros contrabandeados, cerca de 1 milhão de maços em cada veículo totalizando 11 milhões. Segundo o delegado esta seria a maior apreensão do país.

Nove pessoas foram presas e duas estão foragidas, “Tudo indica que são integrantes de uma grande quadrilha”, disse o delegado que ainda afirmou que as investigações serão intensificadas.

‘Máfia dos cigarreiros'

Sobre a possibilidade desta apreensão fazer parte de contrabando de cigarros pelo esquema criminoso de policiais militares, o delegado disse não descartar nenhuma possibilidade.

Já sobre a possível diminuição de apreensões depois das prisões dos 29 policiais militares, Flores comentou ainda ser muito cedo para se chegar a uma conclusão.

Ainda segundo o delegado existem várias quadrilhas que atuam no contrabando de cigarros, não só a dos policiais militares. Flores ainda argumentou que a prisão dos militares não é suficiente para diminuir significativamente o contrabando, “é preciso muitas outras investigações e prisões. É preciso um esforço conjunto de todas as policias”, finaliza.

Esta é a segunda maior apreensão de cigarros feita pela Policia Federal de Naviraí. A primeira foi em agosto de 2009, quando a PF de Naviraí apreendeu 15 carretas que transportavam caixas de cigarros, em uma rodovia do município de Bataguassu. A apreensão de 2009 foi a maior do país.

Operação Oiketikus

A Operação Oiketicus foi deflagrada no dia 16 de maio pelo Gaeco em conjunto com a Corregedoria da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. No dia da operação foram presos 21 militares.

Já no dia 13 de junho em continuidade a operação mais oito policiais militares foram presos, entre eles um tenente da reserva.