Secretário da GCM de Campo Grande conhece Patrulha Maria da Penha de Curitiba
Valério Azambuja destacou a importância do intercâmbio de experiências entre as instituições
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Valério Azambuja destacou a importância do intercâmbio de experiências entre as instituições
O secretário municipal Segurança Pública de Campo Grande, Valério Azambuja, foi nesta quinta-feira (12), à capital do Paraná conhecer a rotina da Patrulha Maria da Penha, implantada em Curitiba em março de 2014. Ele destacou a importância do intercâmbio de experiências entre as instituições.
“Certamente implantaremos algumas boas práticas que estão dando certo aqui”, disse. Na capital de Mato Grosso do Sul, a Patrulha foi implantada na semana passada. Na ocasião, a secretária municipal da Mulher de Curitiba, Roseli Isidoro, esteve presente e ministrou palestra à equipe local.
Em Curitiba, a Patrulha já atendeu mais de 3,5 mil mulheres que possuem medidas protetivas expedidas pelo Judiciário e vêm sendo monitoradas diariamente pelo serviço. O modelo adotado em Curitiba para implantação da Patrulha Maria da Penha – sob a responsabilidade da Guarda Municipal, também já serviu como modelo para a cidade de São Paulo, que implantou o serviço em maio de 2014 com a Guarda Civil Metropolitana.
A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, inspetora Cleusa Pereira, da Guarda Municipal de Curitiba, explicou que a rotina do grupo vai muito além de denúncias e flagrantes de agressões a mulheres. “Temos um fluxo intenso e diário de trabalho, que inclui a fiscalização ao cumprimento de medidas protetivas das mulheres assistidas e visitas a essas mulheres”, disse.
Quatorze guardas municipais e quatro viaturas compõem a Patrulha Maria da Penha em Curitiba. Considerada modelo no Brasil, a Patrulha curitibana foi a primeira sob responsabilidade da Guarda Municipal. Denúncias podem ser feitas pelo fone 153 da Guarda Municipal.
Outras ações
O secretário Azambuja veio a Curitiba acompanhado do coordenador da Patrulha Maria da Penha de Campo Grande, Erivelton Alexandre Barbosa da Silva. Eles irão permanecer na cidade até sexta-feira (13) e irão conhecer de perto outras ações da Guarda Municipal, como Proteção Animal, capacitação de servidores e armamento, além de acompanhamento de abordagens.
A visita à Patrulha Maria da Penha, na tarde desta quinta-feira, contou com a presença da gerente de Informações Estratégicas da Guarda Municipal, Paulina Wojcik, e de integrantes da Patrulha de Curitiba. Pela manhã, o secretário de Campo Grande foi recebido pelos secretários municipais de Governo, Ricardo Mac Donald Ghisi, e da Mulher, Roseli Isidoro, e pelo diretor da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho.
Busão Sem Abuso
Na semana passada, durante a visita da secretária Roseli Isidoro a Campo Grande, informações sobre a campanha “Busão Sem Abuso”, que vem sendo desenvolvida pela Secretaria da Mulher de Curitiba no transporte coletivo da capital paranaense, também foram compartilhadas com as equipes da capital de Mato Grosso do Sul.
A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Campo Grande vai incluir na programação do Dia internacional da Mulher (8 de março) deste ano uma campanha publicitária inspirada no formato e no conceito da iniciativa curitibana.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Crise na polícia penal tem diretor afastado do semiaberto da Gameleira em Campo Grande
Estopim para afastamento de diretor ocorreu após atraso de saída de presos para o trabalho
Acidentes de trânsito lotam Santa Casa e hospital tem 6 vezes mais pacientes que sua capacidade
Cenário pode ficar ainda mais grave, já que, neste período do ano, há aumento de traumas
Nas proximidades do Natal, Campo Grande tem estabilidade nas vendas do comércio
O acumulado no ano chegou a 6,3%
Rapaz é flagrado furtando desodorantes e chocolates de mercado em Dourados
Mercadorias estavam em uma mochila que também era furtada de uma loja no shopping
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.