Policiais já entregaram chaves de celas das delegacias em 26 cidades de MS

Sindicato aguarda posicionamento da Covep

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Sindicato aguarda posicionamento da Covep

Segundo nota divulgada pelo Sinpol-MS (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul) na manhã desta terça-feira (1º), em 26 cidades do Estado os investigadores já entregaram as chaves das celas das delegacias. Isso significa que, nestas cidades, os presos mantidos sob custódia nas delegacias estão sem receberem alimentação, remédios, visitas, entre outros tipos de cuidados específicos do sistema prisional, e não dos distritos policiais.

Conforme publicação do sindicato, a decisão foi feita pela categoria durante assembleia extraordinária, na sexta-feira (27). No mesmo dia, a medida emergencial foi anunciada à imprensa e a decisão foi tomada para cobrar uma resposta urgente das autoridades competentes.

Deve-se lembrar que a custódia dos presos nas delegacias é ilegal, uma vez que o policial civil não recebe treinamento adequado para cuidar dos presos. Além disso, não recebe salário para custodiar os detentos e deixa de fazer o serviço de investigação policial para cuidar das celas nas delegacias.

No último mês, dois policiais foram agredidos e um rendido por presos em delegacias de MS, para que os detentos pudessem fugir. Em um dos casos, o policial Anderson Garcia da Costa, de 37 anos, não resistiu aos ferimentos provocados pelo detento e morreu. Até o momento, nenhum dos presos que fugiram das delegacias foi encontrado.

Na noite desta terça-feira haverá outra assembleia entre policiais civis e Sinpol e uma reunião com a Covep (Coordenadoria das Varas de Execução Penal), que poderá dar novos rumos à decisão da categoria de instantaneamente parar de custodiar os presos. Porém, isso depende do que será apresentado, mas o sindicato espera que haja ao menos uma previsão para retirada dos presos das delegacias.

“A decisão da Assembleia deve ser cumprida, mas o sindicato tem buscado soluções junto com o Estado para que se apresente o cronograma da retirada dos presos e caso esse cronograma seja efetivado até amanhã, a Assembleia pode modificar essa decisão”, declarou o presidente do Sinpol-MS, Giancarlo Miranda.

Cidades que já aderiram:

As cidades em que os investigadores já entregaram as chaves da celas para o delegado ou autoridade responsável foram Aquidauana, Anastácio, Miranda, Corumbá, Ladário, Coxim, Pedro Gomes, São Gabriel do Oeste, Sonora, Chapadão do Sul, Costa Rica, Bonito, Jardim, Ponta Porã, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Maracaju, Rio Verde, Nioaque, Camapuã, Campo Grande (4ªDP e Derf), Bataguassu, Batayporã, Ivinhema, Sidrolândia e Dourados.

Conteúdos relacionados