Pular para o conteúdo
Opinião

Projetos a serem reativados

Aristóteles Drummond, articulista e escritor, expressa sua livre opinião, sobre fatos e acontecimentos no cenário brasileiro.
Arquivo -

Projetos a serem reativadosA equipe econômica do governo poderia começar a tratar de algumas iniciativas pensadas no período em que o genial e criativo Delfim Netto comandou nosso planejamento econômico, fora de nossas fronteiras e que foram esquecidos com o tempo.

O primeiro seria a criação, em Portugal, de armazéns alfandegados para produtos brasileiros, que ficariam estocados para venda e entrega no curto prazo na União Europeia. Estes estabelecimentos poderiam ser de titularidade de um consórcio de empresas exportadoras. Assim, dando ao governo a cobertura política no que toca ao contrato com as autoridades portuguesas. Armazéns, inclusive, frigorificados para carne e frutas.

A outra iniciativa, que ficou  no papel, é o acordo com a Guiana para uso de seu porto como saída brasileira para o Caribe. A estrada de Boavista até a fronteira foi feita no governo FHC e o Brasil ficou de financiar a parte da Guiana, o que nunca foi feito. Agora que Roraima está sendo devolvida ao Brasil – dois terços do território estavam ou estão sob comando indígena – e a Usina de Cotingo (mas deveria ser chamada de Cesar Cals, que sonhou com ela) será uma realidade, o Estado poderia exportar, via Caribe, produtos provenientes da Zona Franca de .

Daria um novo enfoque e possibilitaria o crescimento da produção local. A Zona Franca pode crescer muito como plataforma de via Caribe para o mercado da América do Norte. Inclusive ampliando a lsita de produtos a serem oferecidos. O Brasil tem reservas robustas para destinar um valor em divisas para o BNDES financiar projetos em Manaus, onde já existe mão de obra qualificada na importação de máquinas e equipamentos industriais de última geração.

Existe projeto de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) pronto para a cidade de Teófilo Otoni, em Minas Itaguaí, no . Poderia ser o primeiro de uma série. É diferente ZFM que vende também no mercado interno de vez que  a ZPE é só para  exportação.

A hora é de fazer, criar, executar projetos para competirmos com um mundo cada vez mais voltado para o comércio. Em meio a verdadeira guerra tarifária, quando a produtividade, a logística e o custo do transporte passam a ser fundamentais. Nossa do centro-oeste já vai ganhar muito com a BR-163, liberta dos atoleiros, aumentando a lucratividade dos produtores, emblemática obra do primeiro ano deste governo.

 

É preciso mobilizar as bancadas do e Roraima para a questão do Caribe.

 


*Articulista e escritor

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Professor acusado de importunação sexual contra alunas é mantido em sala de aula em MS

Mais 75 famílias recebem títulos de terreno para regularização de ocupações em Dourados

PGR pede condenação de Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado

VÍDEO: Jovem morre ao bater de frente com carro quando fazia manobras de motocicleta na MS-338

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Funsat

De farmacêutico a repositor, Funsat anuncia 1,9 mil vagas nesta terça-feira

Últimas Notícias

Famosos

Casado, Luan Santana é detonado após ‘abocanhar’ calcinha de fã: ‘Vergonha’

Luan Santana deu o que falar ao tentar comer a calcinha de uma fã durante um show; momento viralizou e dividiu opiniões na web

Polícia

Presos suspeitos de furtar duas caminhonetes em Maracaju

Um dos autores foi preso um mês depois por tráfico

Mundo

Trump exige trégua na Ucrânia em 50 dias e ameaça Rússia com tarifas

Tarifa pode chegar a 100%, o que afetaria países como China, Índia e Brasil

Cotidiano

Com o estoque abastecido, nova insulina produzida no Brasil não tem previsão para chegar em MS

Produção de insulinas foi retomada no país após 20 anos