Opositor russo Alexei Navalni foi envenenado, diz hospital em Berlim
O mais importante nome da oposição ao governo russo, Alexei Navalni, foi envenenado, informou o Hospital Charité de Berlim em um comunicado nesta segunda-feira, 24, citando resultados clínicos confirmados por laboratórios independentes. Embora a substância exata que o envenenou ainda não seja conhecida, acredita-se que seja um inibidor dos nervos, segundo o comunicado do hospita…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O mais importante nome da oposição ao governo russo, Alexei Navalni, foi envenenado, informou o Hospital Charité de Berlim em um comunicado nesta segunda-feira, 24, citando resultados clínicos confirmados por laboratórios independentes.
Embora a substância exata que o envenenou ainda não seja conhecida, acredita-se que seja um inibidor dos nervos, segundo o comunicado do hospital. O documento acrescentou que Navalni continua em coma induzido artificialmente e que “não há perigo agudo para sua vida”.
“Os resultados indicam envenenamento por uma substância do grupo de inibidores de colinesterase”. De acordo com a agência de notícias Reuters, os inibidores da colinesterase são drogas que podem aumentar a comunicação entre células nervosas no cérebro e às vezes são usados para melhorar temporariamente ou estabilizar os sintomas de pessoas com demência. Seus efeitos colaterais incluem vômitos, dor de cabeça e alucinações.
O ativista anticorrupção de 44 anos se sentiu muito mal a bordo de um avião que o transportava a Moscou após tomar um chá e teve que fazer um pouso de emergência em Omsk, na Sibéria, onde foi hospitalizado.
De acordo com seus aliados, os médicos locais pareciam dispostos a cooperar com sua transferência, mas oficiais à paisana e agentes de segurança invadiram o hospital e os médicos negaram permissão para ele sair.
Desde o início, sua porta-voz rapidamente afirmou que ele foi vítima de um envenenamento ordenado pelo Estado, um método usado antes em ataques ligados a agentes russos.
Somente após repercussão internacional e expressões de preocupação da chanceler alemã Angela Merkel e do presidente francês Emmanuel Macron foi que Navalni finalmente recebeu permissão para ser transferido para a Alemanha.
Desde que chegou, está sob a proteção da Polícia Federal Criminal da Alemanha, que também fornece segurança para a chanceler alemã Angela Merkel e outros funcionários do governo.
Navaln é um dos maiores críticos do Vladimir Putin e é conhecido por seus vídeos no YouTube expondo corrupção e suborno por políticos, burocratas e oligarcas russos. Ele foi impedido de concorrer a uma eleição presidencial em 2018 e já foi preso por organizar protestos não autorizados.
O incidente pode prejudicar ainda mais as relações tensas da Rússia com seus vizinhos europeus, que a acusaram de ataques a dissidentes na Europa no passado – acusações que a Rússia rejeitou. COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.