Na próxima semana, Campo Grande vai receber a 3ª edição do ‘Festival do Japão MS’, o maior festival de cultura japonesa do estado. O evento, organizado pela diretoria da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande, garante uma extensa programação que inclui shows musicais, danças típicas, exposições, oficinas, gastronomia, concursos, atividades para todas as idades e todos os gostos. Ao todo serão três dias de atividades, sexta (17), sábado (18) e domingo (19).

E o que torna a 3ª edição do evento ainda mais especial é que em 2023 se comemora os 115 anos da imigração japonesa, uma comunidade extensa e muito influente na cultura e no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Segundo a organização, mais de 25 pessoas são aguardadas durante os três dias de evento.

No palco principal, o destaque vai para as tradicionais e culturais artes do Japão, como o taiko (tambores japoneses), o odori (danças folclóricas e clássicas), apresentações de cantores campeões de karaokê e artes marciais como kenjutsu, karatê e judô, além de shows de mágica. Oficinas e workshops permitirão um mergulho na cultura japonesa, com temas como origami (dobraduras) e a inédita oficina que ensinará a tradicional cerimônia do chá.

Além das atrações culturais, haverá também uma praça de alimentação com mais de 20 operações gastronômicas, com opções como o tradicional sobá, tempurá, sushi, yakisoba, onigiri (bolinho de arroz recheado), ramen, doces japoneses, além de opções da culinária brasileira, como espetinhos, lanches e pastéis, para satisfazer todos os gostos. Nesta terceira edição, a novidade é que a praça teve seu horário de funcionamento estendido e ficará aberta também para o almoço no fim de semana.

Exibindo Festival do Japão_crédito Leiliane Assis (4).jpg
(Reprodução, Leiliane Assis)

Outras atrações

Um espaço exclusivo para a cultura pop japonesa, a ‘Arena Anime Show’, também está sendo criado para a nova edição. Além disso, será realizado um concurso de cosplay e também a primeira edição do concurso de dança Anime Dance Freestyle, onde a música e a dança se unem em uma experiência única e empolgante. Também será possível soltar a voz no karaokê, colecionar prêmios nas máquinas gachapon, jogar nos videogames e fliperamas e participar de campeonatos. A cerimônia de abertura do evento será realizada no sábado, dia 18, quando acontece também o concurso Miss Nikkey MS, que elegerá a mais bela nikkei da comunidade nipo-brasileira de Mato Grosso do Sul. A vencedora representará o Estado na final do Miss Nikkey Brasil, que acontece anualmente em São Paulo.

Na área de expositores serão mais de 30 espaços, com empresas dos mais variados ramos, abrangendo moda, beleza e saúde, inclusive com expositores vindos de São Paulo. O evento possui apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, do Consulado-Geral do Japão, da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), do Sistema Fiems, do Sebrae, da Fecomércio, do Sesc, do Senac, da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), da Sakura e da Dallas.

Sucesso em 2022, com mais de 600 participantes, a corrida Samurai Run Dallas será realizada novamente, unindo esporte e cultura em um evento temático com elementos da cultura japonesa. A prova terá duas modalidades, corrida de 6 km e caminhada de 2 km, e dessa vez será noturna, com início às 19h, aberta para participantes de qualquer idade.

Serviço

A 3ª edição do Festival do Japão MS será realizada de 17 a 19 de novembro, no clube de campo da Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira. Na sexta-feira o horário será das 16h às 22h, no sábado das 10h às 22h e no domingo das 10h às 21h, com a praça de alimentação aberta durante todo esse período. A entrada será mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, e os alimentos arrecadados serão doados para o Cotolengo Sul-Mato-Grossense.

A Associação fica na Av. Ministro João Arinos, 140, Jardim Veraneio. Haverá estacionamento pago disponível no local.