O sobá campo-grandense, prato que é patrimônio cultural imaterial da Capital, retornou à terra de origem na última segunda-feira (3). A emissora de televisão japonesa RBC (Ryukyu Broadcasting Corporation) exibiu a reportagem “Sobá de Okinawa cruzando o Mar” com imagens de Campo Grande e da Feira Central, a “Feirona”. Além disso, a matéria mostra entrevistas com pessoas que consomem e produzem o sobá.

A imigração Okinawa para a América do Sul completou 110 anos em 2018. Antecessores do povo das ilhas de Okinawa cruzaram o mar e construíram comunidades, espalhando a cultura em várias partes da América do Sul, baseados, principalmente, em sua cidade natal.

Entre os entrevistados está Dona Níria Katsuren, da tradicional Barraca da Níria, uma das pioneiras na venda do sobá na Feira Central desde que acontecia na Rua Abraão Júlio Rahe. “A cor o que dá é o shoyu. Porque brasileiro come muito shoyu, então a gente tem que pôr”, disse.

A reportagem destaca a cultura gastronômica de Okinawa que desenvolveu seu próprio estilo no Brasil, além das mudanças como o uso de talheres como garfo e faca, e também destacam o fato dos brasileiros terem tanta afeição com o prato. Confira o vídeo abaixo: